Menu

Após recusas de Dorival e Felipão, Cruzeiro acerta com Abel Braga

27/09/2019 às 16:15
Tempo de leitura
2 min

Um dia após o anúncio da demissão de Rogério Ceni, o Cruzeiro acertou com o novo treinador para o restante da temporada 2019. E Abel Braga foi o escolhido para assumir a responsabilidade de salvar a equipe de um inédito rebaixamento. A favor de Abel, contam a experiência e o bom relacionamento com alguns dos principais nomes do plantel celeste, como Thiago Neves e Fred.

Abel Braga vem de um trabalho interrompido ainda no início, no Flamengo. Apesar dos bons resultados, conseguindo 64% de aproveitamento no período em que comandou o clube, o treinador foi muito questionado pelo desempenho da equipe, com um desempenho considerado inferior do que poderia apresentar, e por algumas escolhas, como deixar o meia Arrascaeta no banco.

Missão de Abel Braga

O treinador chega ao Cruzeiro com a missão de salvar um time do inédito rebaixamento, além de “domar as feras” do elenco celeste. Tanto Mano Menezes, no final de seu trabalho, quanto Rogério Ceni, tiveram problemas com o elenco celeste, o que acabou culminando na saída de ambos. Quanto a isso, Abel tem uma vantagem: o bom relacionamento com algumas peças chaves de dentro do Cruzeiro, como o meia Thiago Neves e o atacante Fred.

Outro ponto importante no trabalho de Abel será blindar os vestiários dos problemas administrativos do Cruzeiro. O time passa por problemas financeiros e o salário e direito de imagem dos jogadores se encontram atrasados. Além disso, a atual administração celeste está sendo investigada por diversos crimes.

Recusas

Antes de assinar com Abel Braga, o Cruzeiro procurou nomes como Dorival Júnior e Felipão, mas teve as investidas rechaçadas pelos dois. O primeiro irá passar por uma cirurgia e não pretende assumir nenhum time por enquanto. O segundo quer voltar ao futebol chinês. Abel, terceira opção, assinou um contrato até o fim de 2020, sem multa rescisória. Ou seja, pode ser demitido ou pedir demissão sem nenhum tipo de compensação financeira para nenhum dos lados.

Abelão, como é conhecido, tem 67 anos e uma carreira de quase 35 como técnico. Entre suas principais conquistas estão o Mundial de Clubes e Libertadores da América, ambos em 2006, com o Internacional, e o Brasileirão de 2012, com o Fluminense.