Menu

Após temporal em Belo Horizonte, veja quais foram os prejuízos causados na região

30/10/2019 às 12:02
Tempo de leitura
4 min

Em Belo Horizonte, a manhã desta quarta-feira (30) está sendo marcada por limpeza nas ruas e resquícios de prejuízos causados pela tempestade que atingiu a capital mineira nesta terça-feira (29). A Defesa Civil municipal vem emitindo alertas de risco de pancadas de chuva em suas redes sociais. Segundo registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em um dia, a chuva foi maior que todo o mês de outubro.

O comércio da Avenida Teresa Cristina, na região Oeste de Belo Horizonte, teve que ser fechado após o Ribeirão Arrudas transbordar devido a forte chuva. O trânsito foi paralisado por cerca de meia hora. Vídeos que circularam pelas rede sociais mostraram o rio subindo de nível rapidamente e um carro sendo carregado pela enxurrada.

O estrago da enchente, analisado na manhã desta quarta-feira, detectou que, em vários locais, a vegetação e muito lixo foram carregados pela água.

Além disso, vários carros foram arrastados durante a chuva. Uma van escolar, que transportava 13 crianças também foi carregada pela água, assustando os passageiros. A motorista da van conseguiu retirar as crianças sem que nenhuma se ferisse e deixou o veículo na inundação.

Outros pontos da cidade de Belo Horizonte

Em Venda Nova, a avenida Vilarinho também ficou alagada e teve que ser fechada por algumas horas. No ano passado quatro pessoas morreram durante um alagamento no mesmo local.

No bairro Carlos Prates a inundação aconteceu no pátio da Escola Estadual Melo Viana, na Rua Bom Sucesso. O Corpo de Bombeiros foi acionado por risco de alagamento dentro das salas de aula, sendo responsável por resgatar alunos e funcionários da instituição.

Já no Leste da cidade, uma casa foi inundada e os bombeiros foram chamados até o local. Dentro da residência havia um bebê de apenas 15 dias. Na mesma região, outra casa também foi alagada.

Um homem de 52 anos também foi atingido pelo temporal. Ele estava dentro de um carro quando um muro caiu sobre o veículo no bairro Barreiro. Luiz Carlos está internado no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Apesar dos ferimentos na cabeça e nas costas, ele está consciente e saudável, entretanto, ainda sem previsão de alta.

Na região oeste da cidade, um carro e um ônibus também foram atingidos. Os dois veículos tinham água até a metade. Segundo o Corpo de Bombeiros as pessoas que estavam dentro dos veículos conseguiram sair sem ferimentos.

A cidade administrativa também sofreu com a forte chuva e teve seu estacionamento alagado, além do acesso ao subsolo, que teve os elevadores bloqueados.

Contagem

No Bairro Novo Riacho, em Contagem, a chuva também causou inundação e provocou um acidente. Uma carreta quebrou uma árvore e arrancou toda a fiação de um poste.

No bairro Tropical, um teto de uma casa caiu, entretanto não havia ninguém dentro do local.
No bairro Eldorado carros e motos ficaram presos e ilhados. A água atingia acima dos pneus dos veículos.
Além disso, no Bairro Cinco, cinco veículos foram alagados e o Corpo de Bombeiros precisou ir até o local resgatar as vítimas e passageiros.

Betim

Em Betim cerca de 10 pessoas ficaram ilhadas no interior de uma casa durante a chuva. As pessoas quebraram parte da parede e conseguiram sair sem ferimentos.

 

Defesa civil e alerta de transbordamento de córregos

A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou ontem locais de possíveis inundações por transbordamento de córregos. Confira os locais:

  • Ribeirão Onça – evite trafegar pela estrada Belo Horizonte-Santa Luzia, nos trechos da MG-020
  • Córregos Ressaca e dos Coqueiros – evite trafegar no Bairro Alípio de Melo
  • Ribeirão Arrudas – evite trafegar pela Avenida Tereza Cristina
  • Córrego Ferrugem – evite trafegar no Bairro Cidade Industrial, em Contagem
  • Córregos da Avenida Abolição, Avenida C e Joaquim Pereira ou da Avenida Liege – evite trafegar pelo Bairro Jardim Comerciários
  • Córrego Vilarinho – evite trafegar pelas regiões baixas de Venda Nova
  • Córregos do Brejo do Quaresma, Bezerra e Lagoinha – evite trafegar pelo Bairro Mantiqueira