O brasileiro tem aquela fama de usar ketchup em tudo, até mesmo na pizza, o que pra muitos deveria ser considerado um crime ou uma ofensa.

O Ketchup é um conhecido molho à base de tomate e alguns temperos como, vinagre, açúcar e sal. No entanto, sua versão original, proveniente da China, era feita de vísceras de peixe fermentado. 

Por volta do ano de 1700, o molho fermentado de peixe caiu no gosto dos ingleses por ser fácil de estocar e transportar nas longas viagens de navios, e foi a partir disso que esse molho precisou sofrer alterações, visto que na Inglaterra não dispunham de alguns ingredientes que só haviam na China, assim, na adaptação da receita começaram a ser utilizados cogumelos e ostras.

leia também: Ovo branco vs. Ovo marrom: Tem diferença além da cor?

Em 1812, o americano James Mease criou a primeira versão do ketchup feito à base de tomate, a qual foi aprimorada por Henry Heinz, em 1876, adicionando tomates maduros, vinagre destilado, açúcar mascavo, sal e outras especiarias. A empresa Heinz, relativamente nova naquela ocasião, foi ainda, pioneira no uso de garrafas de vidro, as quais permitiam que os clientes vissem exatamente o que estavam comprando.

Atualmente o ketchup é um dos molhos mais populares e a Heinz uma das marcas mais vendidas, o que prova que na produção de alimentos as mudanças sempre serão bem vindas, e muitas vezes um pequeno detalhe, um toque diferente, pode resultar em um produto de sucesso, desse modo, sempre que possível ouse experimentar!

COMENTÁRIOS
Share.