Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Os atingidos pelas fortes chuvas em Itabirito não precisarão pagar conta de água nos meses de janeiro e fevereiro de 2022. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que o morador ou comerciante que foi atingido por enchente ou desmoronamento terá direito a isenção dos pagamentos.
A isenção do pagamento levará em conta o cadastro feito pela Prefeitura de Itabirito. Caso o usuário atingido pela chuva já tenha feito o pagamento, o Saae informou que o valor será transformado em crédito nas próximas contas.
Se o atingido não está cadastrado no sistema da Prefeitura de Itabirito, ele deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e realizar o cadastro.
Além da tarifa de água, serão concedidas isenção e remissão do IPTU e isenção e remissão das taxas referentes ao alvará do ano de 2022 a estabelecimentos à população diretamente afetada pelas chuvas.
Atingidos do centro
A probabilidade dos moradores ou comerciantes do centro afetados pela enchente já terem recebido a conta de água referente a janeiro é grande, porém, a tarifa deve ver desconsiderada. Da mesma forma que outros atingidos, caso a conta já tenha sido paga, crédito em conta futura será gerado.
Em caso de dúvida o Saae tem os seguintes canais de atendimento: acesse o site, baixe o aplicativo, entre em contato pelo telefone (3562-4100) ou fale via WhatsApp – (31) 9 8699-2286.
Auxílio
As famílias afetadas pelas enchentes receberão auxílio de R$ 10 mil, enquanto empresários, comerciantes e profissionais financeiros vão receber R$ 20 mil, com exceção de empresas que tiverem cobertura por seguro próprio.