A rivalidade do futebol mineiro irá ganhar um novo capítulo. Nesta terça-feira (13), às 21h, Atlético e América se enfrentarão pela Libertadores, feito inédito envolvendo equipes mineiras na competição internacional. O duelo tem validade pela segunda rodada do Grupo D e será disputado no Mineirão, com mando do Alvinegro.
Atualmente, Galo e Coelho são as duas principais forças do futebol de Minas Gerais, repetindo as décadas de 1910, 1920 e 1930, quando o Clássico das Multidões dominava as atenções do estado, antes da ascensão do Cruzeiro. Os anos se passaram, os patamares mudaram, mas finalmente Atlético e América retomaram o protagonismo local.
Quem joga?
Diante do Internacional, no último domingo (10), Turco Mohamed fez algumas preservações, visando a sequência da temporada. Por isso, nomes importantes como Nacho Fernández, Matías Zaracho e Jair irão voltar à escalação do Galo.
Já o América lida com mais problemas, principalmente no ataque. Wellington Paulista está machucado, e seu substituto natural, Aloísio Boi Bandido, está em condicionamento físico. As baixas devem fazer a equipe jogar, novamente, sem um homem de referência na frente.
Vagner Mancini, novo técnico do Coelho, ainda não foi regularizado e, por isso, não estará na beira do campo.
Provável escalação do Atlético: Everson, Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair, Nacho e Zaracho; Keno e Hulk. Técnico: Antonio ‘Turco’ Mohamed.
Provável escalação do América: Jaílson, Patric, Iago Maidana, Eder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê; Paulinho Bóia, Everaldo e Pedrinho. Técnico: Diogo Giacomini.
Jejum
Há mais de cinco anos, o Atlético não sabe o que é ser derrotado pelo América, e acumula inúmeros episódios de felicidade diante do rival. A última vitória alviverde foi em 2016, por 2 a 1. De lá pra cá, 20 duelos foram disputados, com 15 triunfos para a Massa e cinco empates.
Na primeira rodada do grupo D, o Galo venceu o Tolima por 2 a 0, enquanto o Coelho foi derrotado para o Independiente Del Valle, por 1 a 0.