Autismo: Conhecer para incluir e acolher


0

O Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno caracterizado pela dificuldade de interação social, comportamento restrito e repetitivo além de déficits na comunicação verbal e não verbal.

O autismo pode ser detectado nos primeiros meses de vida da criança, por meio da observação de sua principal característica: a falta de reciprocidade, ou seja, a criança não responde aos estímulos, geralmente, evitando o contato visual, não sorrindo, nem demonstrando reações em resposta às tentativas de interação advindas dos pais.

O TEA pode se apresentar em diferentes níveis de gravidade dos sintomas; dessa forma cada caso deve ser avaliado de forma individualizada a fim de que se possa encontrar o tratamento mais adequado. Em aproximadamente 60-70% dos casos observa-se algum nível de deficiência intelectual, enquanto os indivíduos com autismo leve apresentam faixa normal de inteligência e cerca de 10 % dos indivíduos com autismo têm excelentes habilidades intelectuais para a sua idade1. Algumas personalidades geniais possivelmente foram exemplos de casos de portadores do TEA, entre elas podemos citar: Isaac Newton, Vincent Van Gogh e Bill Gates.

Atualmente existem diversos tratamentos que podem melhorar consideravelmente a qualidade de vida da pessoa com autismo. O tratamento pode envolver terapia com uma equipe de profissionais de saúde, além do controle medicamentoso. Existem ainda alternativas de tratamento, por exemplo, por  meio da terapia com animais (cães e cavalos, geralmente), musicoterapia, etc.  A escolha da alternativa de tratamento e o sucesso do mesmo depende do grau de comprometimento da doença, da idade de início e adesão da intervenção.

Deve-se lembrar de que o tratamento deve ser sempre individualizado, visto que o que funciona em um caso pode não funcionar em outro, por exemplo, existem casos que podem ser beneficiados pela adoção de uma dieta específica, em outros casos a mesma rotina alimentar pode não ser eficaz.

O ponto chave para compreensão do autismo é o entendimento da heterogeneidade da doença. É necessário perceber que cada indivíduo possui características únicas, e assim possibilitar que eles sejam incluídos e acolhidos na sociedade de modo a proporcionar-lhes maior desenvolvimento e qualidade de vida.

 

Referencia:

 Brentani, H., Paula, C. S. D., Bordini, D., Rolim, D., Sato, F., Portolese, J., Pacífico, M.C., & McCracken, J. T. (2013). Autism spectrum disorders: an overview on diagnosis and treatment. Revista Brasileira de Psiquiatria, 35(Supl I),S62-S72.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

0
Franciele Santana
A melhor forma de ampliar o conhecimento é por meio do compartilhamento. São pequenas atitudes individuais que podem resultar em grandes mudanças na sociedade em que vivemos. Meu objetivo é contribuir para um mundo mais saudável, onde prevaleça a prevenção e manutenção da saúde, diminuindo assim o número de doenças e agravos; acredito que a nutrição seja um método eficiente na obtenção da qualidade de vida. Nutricionista, natural de Ouro Preto/MG, e uma admiradora da arte da escrita, almejo proporcionar saúde compartilhando meus conhecimentos de modo a agregar melhorias na vida do maior número de pessoas possível.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format