Menu

Barão de Cocais e Santa Bárbara voltarão a minerar até 2020

13/06/2019 às 13:03
Tempo de leitura
2 min

A empresa de mineração Serra Azul anunciou que irá iniciar as atividades de extração de minério em Barão de Cocais e Santa Bárbara. Entretanto, a empresa afirmou que irá fazer mineração a seco, sem o uso de barragens. As atividades estão previstas para começar no início de 2020, na Mina Dois Irmãos.

Anselmo Costa, diretor de Produção da mineradora afirmou que o processo para início das atividades mineradoras estão bem adiantados.

De acordo com o diretor: “Estamos aguardando a análise da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram).”. A expectativa é que a licença seja expedida até o fim do ano.

O Prefeito de Barão de Cocais, Décio dos Santos, diz estar bastante otimista com a chegada da mineradora na cidade. “Barão de Cocais precisa disso, precisa de uma oportunidade de minerar com segurança.”.

Mineração em Barão de Cocais

Neste ano, a mineração em Barão de Cocais passa por uma crise, com o risco de rompimento da barragem Gongo Soco, da Vale. Moradores do município ficaram apreensivos com as notícias que a barragem da cidade poderia se romper. A população foi tirada de suas casas, agências de bancos e dos correios pararam.

De acordo com uma das moradoras de Barão, a população estava “vivendo em um clima de morte”. O prefeito da cidade Décio Geraldo dos Santos (PV), chegou a se ajoelhar em uma sessão da câmara dos vereadores. Décio pediu ajuda para o município: “seu povo está precisando de ajuda, o povo de Barão está morrendo das várias formas possíveis.”

COMENTÁRIOS