Menu

Belo Horizonte comemora 121 anos com muita programação cultural

11/12/2018 às 07:50
Tempo de leitura
15 min

Para comemorar o aniversário de Belo Horizonte, que completa 121 anos no próximo dia 12 de dezembro, a Prefeitura preparou uma programação especial. Entre as atrações previstas estão a realização de city tours por regiões especiais da cidade, além de várias edições da ação “BH é da Gente”, shows, espetáculos de dança, música, teatro e exposições. A instalação de cinco lunetas na Rua Sapucaí e no Mirante dos Mangabeiras também faz parte das comemorações de aniversário.

“Para o 121º aniversário de Belo Horizonte, reunimos várias entregas das diversas secretarias municipais, formando uma intensa programação de presente para a cidade. No dia 12, vamos lançar um programa consolidado de calendário da capital mineira. Temos muito a comemorar com essa cidade jovem, mas que se torna cada vez mais surpreendente!”, diz Aluizer Malab, presidente da Belotur.

No dia 8 de dezembro, a Belotur promove dois city tours gratuitos e abertos para o público. O projeto “City Tour Belo Horizonte 121 anos” faz parte do Programa BH Hospitaleira, que tem como um de seus objetivos estimular o sentimento de pertencimento e de amor à cidade, visando a valorização e fruição dos seus atrativos, bem como a preservação e difusão do patrimônio, tornando a cidade receptiva.

Durante os passeios, conduzidos por guia de turismo credenciado do Ministério do Turismo, os participantes terão oportunidade de conhecer a história de diversos pontos turísticos da capital mineira, de acordo com o trajeto escolhido previamente. Cada visita tem duração média de 3 a 4 horas.

A Fundação Municipal de Cultura oferece, ainda, uma diversa programação de shows, peças de teatro, dança e exposições. Entre os destaques estão shows de Thiago Delegado, Balaio de Bambas, Maurício Tizumba e a Abertura da exposição “Teatro em Construção – O Marília Nos Seus Primeiros 20 anos”.

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE BELO HORIZONTE

8/12, SÁBADO

City Tour – Belo Horizonte Surpreendente

Moradores e turistas serão presenteados e terão acesso gratuito a City Tours realizados em dois turnos, manhã e tarde. As inscrições poderão ser feitas através do Sympla.

Os passeios, com duração média de entre 3 e 4 horas, serão desenvolvidos em ônibus executivo e a pé no estilo ‘free walking tour’, um caminhada de reconhecimento do ambiente com paradas estratégicas e visitas guiadas em alguns atrativos. Ambos serão conduzidos por guia de turismo credenciado no Ministério do Turismo.
Os pontos turísticos da cidade de Belo Horizonte serão visitados, conforme roteiro preestabelecido, com o objetivo de promover o conhecimento e vivência da história, cultura e meio ambiente da cidade sob o olhar do visitante.

Local: Vários pontos turísticos de Belo Horizonte

Responsável:  Belotur

Link para inscrições: https://goo.gl/A9i3nb

16h:
‘O Fantástico Circo De Papel’ (Teatro Infantil)

‘O fantástico circo de papel’ é um  espetáculo de teatro infantil do Grupo Girino, onde os personagens de papel saltam do livro do circo e ganham vida nesta surpreendente história criada a partir de técnicas de construção e manipulação de bonecos bidimensionais. Apresenta o universo circense como forte expressão artística da cultura popular e evidencia a fragilidade do papel como metáfora da condição atual dos circos.

Local: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

Entrada Gratuita

20h:
Playlist A’ (Espetáculo de dança / Edital Cena Plural)

‘Playslist A’ é uma obra de improvisação interativa que tem sua inspiração no universo feminino. O trabalho conta com três artistas bailarinas, que juntas desenvolvem novas formas de se encontrar em Cena com o uso da técnica de improvisação, revisitando suas demandas internas, suas questões íntimas e um pouco do mundo que as inspira. Para o Cena Plural, o Movasse propõe 3 apresentações do espetáculo.

Local: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

Entrada Gratuita

20h:
Show de Thiago Delegado (Música Edital Cena Plural)

Thiago Delegado apresenta o seu quarto trabalho: Sambetes Vol.1. Acompanhado de seu quarteto, o virtuoso violonista debruça-se no sambete, estilo consagrado nos anos 1950/1960, pelo criador da Bossa Nova, Roberto Menescal, às vésperas do seu aniversário de 80 anos. O álbum foi lançado no primeiro semestre de 2018 no formato vinil e CD.

Local: Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

Entrada gratuita

9/12, DOMINGO

BH é da Gente

BH é da Gente é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com a finalidade de promover a livre convivência e a cidadania e faz parte da política de fomento ao esporte e lazer, incentivando a formação de uma cultura esportiva abrangente, a adoção de atividades de lazer saudáveis e a apropriação do espaço público pela população. Além disso, incorpora atividades culturais e de entretenimento, aumentando a visibilidade do município no cenário turístico.

Responsável: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

9h às 13h:

• Carruagem com Papai Noel para fotos; Banda da Guarda Municipal; comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção; espaço para recreação com equipamentos de rua de lazer:  brinquedos infláveis, camas elásticas, mesas de totó e oficina de pintura de rosto. Mini Circuito Inflável de Bike com empréstimo de bicicletas infantis.

Local: Praça da Savassi

• Espaço para recreação com equipamentos de rua de lazer:  brinquedos infláveis, camas elásticas, mesas de totó e oficina de pintura de rosto. Mini Circuito Inflável de Bike com empréstimo de bicicletas infantis.

Local: Avenida Silva Lobo entre Rua Xapuri e Rua Garret

• Espaço para recreação com equipamentos de rua de lazer:  brinquedos infláveis, camas elásticas, mesas de totó e oficina de pintura de rosto.

Local: Avenida Guarapari – Pampulha (Trecho entre Av. Portugal e Rua Deputado Salim Nacur)

11h: Show de Balaio de Sinhá (Música / Edital Cena Plural)

O show ‘Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião’ enfatiza, em suas canções, a mulher como guardiã da cultura em seu lar. É ela que canta a primeira canção para ninar ou brincar com seu filho. É ela que prepara com carinho as primeiras roupinhas e mimos. Faz o primeiro chá contra a gripe e repassa os ensinos das ervas com cuidado. Também é a mulher que, com carinho, ensina as primeiras orações.

Local: Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

Entrada gratuita

16h: O Baile (Teatro / Edital Cena Plural)

O Baile é um espetáculo dançante e relacional criado pelo grupo Teatro Público a partir de uma habitação teatral realizada em Marliéria (MG) em 2017. O espetáculo é conduzido por personagens mascaradas em uma proposta de reviver o tempo dos bailes de outrora, onde público é convidado a participar de um jogo de bingo e de um concurso de dança, com uma seleção musical de boleros e canções tocadas na Era do Rádio. Este projeto propõe a estreia e circulação do espetáculo em BH.

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/nº)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

 19h: Peixes (Teatro / Edital Cena Plural)

Peixes conta a história de Cláudia, 47, professora, numa narrativa fragmentada como seu pensamento. Um dia ela quebra a ordem das coisas e se liberta do ciclo de violência do qual faz parte. Peixes é um espetáculo poético e forte, cuja dramaturgia é constituída de relatos reais de mulheres violentadas.

Local: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

Entrada Gratuita

20h: Show de Balaio de Bambas (Música Edital Cena Plural)

Encontro de artistas mineiros que tocam, cantam, discotecam e dançam samba em suas várias vertentes. Proposta de apresentações musicais ao vivo com forte naipe de metais e forte percussão, tocando clássicos do samba e novas composições de artistas mineiros. O evento busca principalmente apresentar novas músicas ao público, juntando a velha guarda do samba com a nova geração.

Local: Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

Entrada gratuita

10/12, SEGUNDA-FEIRA

9h – Cantata de Natal com alunos de Escolas Municipais
10h- Abertura do Natal Gentileza com a presença do Papai Noel 
16h: ‘Desacertos’ e ‘Labirintos’ (Audiovisual / Edital Cena Plural)

Este projeto propõe exibição, seguida de roda de conversa, dos filmes ‘Desacertos’ (2018) e ‘Labirinto’ (2015), realizados em duas oficinas de audiovisual com jovens moradores do bairro Jardim Leblon. Ao longo dos últimos anos, eles produziram filmes que partem de suas experiências pessoais para refletir sobre questões como: violência, preconceito, desemprego, criminalidade, escolaridade, juventude etc. Este projeto pretende tanto difundir uma produção audiovisual que busca dialogar com jovens de outras regiões, sobretudo periféricas, quanto aproximar jovens realizadores do público e dos espaços culturais da cidade de Belo Horizonte

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/nº)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

19h: Ballet Jovem apresenta Goldberg e Tex (Dança – Edital Cena Plural)

O Ballet Jovem de Minas Gerais apresentará duas coreografias que integram o repertório do grupo Goldberg, do coreógrafo Tíndaro Silvano e Tex, do bailarino e coreógrafo de danças urbanas, Leandro Belilo.

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/nº)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

 20h: Quintal (Teatro / Edital Cena Plural)

Com direção de Joaquim Elias, “Quintal” traz o resultado de uma pesquisa sobre a poesia do poeta Manoel de Barros, um dos mais importantes escritores brasileiros do século 20, e, a partir dela, uma investigação sobre o sujeito-ator em contato com uma dramaturgia construída por ele mesmo. Formados pelo CEFAR – Palácio das Artes, João Filho e Francis Severino partiram de um interesse comum, o trabalho do ator, para a criação do espetáculo ‘Quintal’.

Local: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

Entrada Gratuita

 20h: Show de João Batera (Edital Cena Plural)

Este projeto irá realizar o show ‘Meu Pandeiro’, do sambista João Batera. Acompanhado de Pedrinho do Cavaco, Rogério Sam e Antônio Dias, João apresentará 14 músicas de sua autoria que representam a diversidade de seu trabalho como compositor.

Local: Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

Entrada gratuita

 11/12, TERÇA-FEIRA

10h às 20h – Exposição Natal Gentileza 
16h: A Mala (Circo / Edital Cena Plural)

O palhaço Cloro surge em perna de pau, logo abre sua mala e de lá inúmeras surpresas saem. Malabarismo, contorcionismo, acrobacias, mágicas, pirofagia, cobras amestradas e o renomado número ‘O tenista’ são algumas das maravilhas desse espetáculo mambembe e impactante.

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/nº)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

20h: Cabra Cega (Música / Edital Cena Plural)

O projeto consiste em apresentar para a cidade uma banda composta exclusivamente por integrantes cegos que superam todas as dificuldades e apresentam música de qualidade. A formação se diferencia do forró pé de serra tradicional. Além sanfona, zabumba e triângulo, a instrumentação conta também com baixo, bateria, violão e flauta, aliado a três vozes principais.

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/nº)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

 20h: Espetáculo Gitaneria (Música Edital Cena Plural)

O espetáculo Gitaneria, da Cia de Baile Flamenco Fátima Carretero é uma viagem pela herança da Espanha a partir do século XV com influências mouras, do folclore Andaluz, e flamenco gitano. O espetáculo conta com coreografias vibrantes de músicas mouras do século XV e bailes mouriscos presentes em comemorações populares da região da Andaluzia, na Espanha. A montagem mistura bailes folclóricos com música gitana.

Local: Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

Entrada gratuita

 20h: Duo Lumia (Música / Edital Cena Plural)

Com uma formação inusitada, o Duo Lumia é composto por Joana Boechat, pianista, e Henrique Roscoe, artista visual. Sua performance preenche o palco com imagens que dançam ao longo das peças do repertório erudito. No piano, Debussy, Arvo Pärt e Scriabin; no computador, formas abstratas, cores, movimentos, texturas. A fusão entre a tradição e a tecnologia encanta e cria uma experiência imersiva.

Local: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

Entrada Gratuita

 12/12, QUARTA-FEIRA

10h às 20h – Exposição Natal Gentileza 
9h às 17h: Seminário Desenvolvimento Sustentável nas Cidades

Seminário com painéis de convidados, apresentação do Plano Economia Verde entre outros projetos relacionados ao tema. Exposição/mostra com iniciativas sustentáveis de BH e apresentação do Corredor Agroecológico.

Local: Auditório JK, localizado na Av. Afonso Pena, 1212, Centro

Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento

9h às 17h: Seminário Horizonte Criativo

Seminário de lançamento do Projeto Horizonte Criativo. Projeto de fomento à economia criativa em Belo Horizonte, cujo objetivo é trabalhar os setores criativos como instrumento estratégico para o desenvolvimento socioeconômico, contribuindo para a diversificação, competitividade, inovação, atração de investimentos, sustentabilidade, inclusão social, potencial turístico e expansão econômica.

Local: Museu da Moda (Rua da Bahia, 1.149 – Centro)

Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento

16h: Sem Fonia Musical (Circo / Edital Cena Plural)

‘Sem Fonia Musical’, recomendado para espectadores de todas as idades, convida o público a uma incursão no universo da música através do olhar do palhaço. Um olhar que mescla a inocência a uma percepção aguçada e curiosa do mundo.  Em ‘Sem Fonia Musical’ eles enfrentam juntos a difícil missão de acertarem uma primeira nota. Quando isso acontece, palhaços e público, já estarão imersos no lúdico, na alegria e na poesia.

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/nº)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

19h: Abertura da Exposição ‘Teatro em Construção – O Marília nos seus primeiros 20 anos’ + Exibição Do Filme ‘Primeiro Sinal’

A Exposição, com curadoria de Marília Salgado conta a história do Teatro Marília por meio de textos curtos, imagens e lembranças de alguns daqueles que estiveram envolvidos no fazer teatral, enriquecendo a memória da cidade de Belo Horizonte, nos seus 121 anos. O título da exposição refere-se ao aspecto físico, com a construção do primeiro teatro destinado às artes cênicas em Belo Horizonte.  O filme ‘Primeiro Sinal’ mostra a história do teatro de Belo Horizonte contada por quem a viveu. Dos primórdios até os anos 80, este documentário foi ao encontro de artistas da capital mineira, valendo-se deles como fontes irrecorríveis de pesquisa sobre a construção de uma cena teatral.

Local: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

20h: Show Maurício Tizumba

Show Tambores de Natal e Aniversário de Maurício Tizumba, com a participação de Belisário Tonsich e Grupo de Atabaque, Bloco Saúde, Júlia Tizumba, Maíra Baldaia, Manu Ranilla e Novos Pandeiros, Marina Machado, Pereira da Viola e Tambor Mineiro.

Local: Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia entrada)

20h: Thátch (Teatro / Edital Cena Plural)

Thácht, espetáculo teatral do Grupo de Teatro Armatrux, aborda fragmentos da vida de Rafa e Rufo, artistas de variedades que vivem de suas recordações. Os dois cômicos desenvolvem um diálogo absurdo, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador. O espetáculo conta também com a participação da diva transformista Siboney

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/nº)

Responsável: Fundação Municipal de Cultura

13 e 14/12 – 3º Seminário de Ouvidorias: As novas perspectivas em face da Lei 13.460/17

A Subcontroladoria de Ouvidoria realizará o ‘3º Seminário de Ouvidorias: as novas perspectivas em face da Lei 13.460/17’, com o apoio do SUS/Ministério da Saúde. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado.

Local: Auditório JK, localizado na Av. Afonso Pena, 1212, Centro

13/12/18 a 6/1/19

10h às 20h – Exposição Natal Gentileza 

 
*Informações da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:49