Belo Horizonte recebe o Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes

0 comment

Nas próximas quinta e sexta-feira (19 e 20 de setembro), o auditório Juscelino Kubitschek, da Prefeitura de Belo Horizonte recebe, a partir das 9h, a segunda edição do Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes. O evento, que faz parte do “fuTURISMO – Programa de Pesquisa e Inovação Turística”, tem como objetivo estimular e promover o debate sobre as políticas públicas e sobre as iniciativas de mercado voltadas para o tema das cidades e dos destinos turísticos inteligentes. As inscrições para o evento estão esgotadas.

A programação conta com a participação de profissionais reconhecidos internacionalmente para dois dias de painéis e workshops. O seminário está dividido entre painéis, na parte da manhã, e workshops à tarde. O primeiro dia será dedicado a estudos de casos e oficinas relacionadas à temática das cidades inteligentes. Os presentes poderão conferir apresentações de exemplos de sucesso e boas práticas internacionais que tornam os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. O evento terá início com o painel “As transformações digitais e o futuro do turismo urbano”.

Programação

19 de setembro

09h – Credenciamento e café de boas-vindas

09h30 – Abertura oficial

10h – Painel “As transformações digitais e o futuro do turismo urbano”

12h – Almoço

14h às 18h – Curso de Branding – Sala 2

14h às 18h – Curso de Transformação Digital – Sala 3

20 de setembro

09h – Credenciamento e café de boas-vindas

09h30 – Painel “As práticas inovadoras e os destinos turísticos gastronômicos”

12h – Almoço

14h às 18h – Curso de Storytelling – Sala 2

14h às 18h – Curso de Design Thinking – Sala 3

Cidades Inteligentes

“O conceito de cidades inteligentes se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana. Atenta aos movimentos globais relacionados ao tema, a Belotur, como órgão competente pelas políticas públicas e desenvolvimento das atividades turísticas em Belo Horizonte, continua na busca por estimular o debate crítico e o apoio à inovação que reforça o desenvolvimento sustentável do turismo na capital mineira”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Na sexta-feira, o foco será a gastronomia como elemento indutor dos destinos turísticos inteligentes. A proposta é tratar sobre o futuro do setor, das relações e dinâmicas do turismo gastronômico e dos processos inovadores neste segmento de relevância para vários destinos turísticos.

Rusty Marcellini, pesquisador e comentarista de gastronomia, mediará o painel “As práticas inovadoras e os destinos turísticos gastronômicos”, que terá como palestrantes convidados Clément Chevrette, diretor da Smart Food Paris, Cesar Lopez Lazo, vice-presidente da Peruvian Experience Lima, Santiago Edo, fundador e CEO da Reviewr Florianópolis e Mariana Gontijo, idealizadora e proprietária do Armazém Roça Grande, em Belo Horizonte. A programação segue na parte da tarde, com workshops de Storytelling e Design Thinking.

Vale lembrar que o destaque para o segmento corrobora o trabalho desenvolvido pela Belotur em prol da candidatura de Belo Horizonte para integrar a Rede Cidades Criativas da Unesco pela Gastronomia. O seminário foi incluído no dossiê de candidatura como um dos processos de desenvolvimento gastronômico de Belo Horizonte.

Leia também: Minas Gerais se destaca com 471 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS