Betim confirma dois casos do novo coronavírus; pacientes vieram do exterior

Publicado: última atualização em

A Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou, na manhã de hoje (23), que há dois casos do novo coronavírus (COVID-19), em Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Os pacientes são um homem de 35 e uma mulher de 26 anos. Ambos retornaram da Europa no dia 16 de março, tendo contraído o vírus no velho continente. Portanto, ainda não há casos de transmissão que não seja importada na cidade.

Os pacientes estão em isolamento domiciliar desde o retorno ao país. Eles foram atendidos num hospital particular, em Belo Horizonte e, até o momento, não existe registro de caso sintomático que tenha tido contato com algum deles.

PUBLICIDADE

No momento, são investigados outros 197 casos na cidade. Fora estes, 16 casos suspeitos tiveram resultados negativos e foram descartados.

Betim realiza, no momento, grande operação de prevenção ao vírus. O prefeito da cidade, Vittorio Medioli, colocou em ação o Plano Emergencial de Combate à Pandemia (PECPa), onde serão distribuídos 120 mil litros de álcool líquido, para 70% da população da cidade. Além disso, serão montados 170 leitos destinados a pacientes que eventualmente possam contrair o vírus. Além disso será montado uma Central de Tratamento Intensivo no Centro Materno Infantil de Betim, que está sendo construído ao lado do Hospital Regional.

Além disso, a exemplo de Belo Horizonte, a prefeitura de Betim suspendeu o funcionamento de diversos estabelecimentos que poderão ter o alvará de funcionamento cassado caso descumpram as medidas. As medidas foram publicadas no decreto nº 42.025, da última quinta-feira (19).

A recomendação de fechamento é válida para:

–  casas de shows e espetáculos de qualquer natureza;

 – boates, danceterias, salões de dança;

 – casas de festas e eventos;

 – feiras, exposições, congressos e seminários;

 – shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas;

 – cinemas e teatros;

 – clubes de serviço e de lazer, piscinas;

 – academia, centro de ginástica, pistas de caminhadas, estabelecimentos de condicionamento físico;

 – clínicas de estética e salões de beleza;

 – parques de diversão, circos, parques temáticos;

 – bares, restaurantes e lanchonetes.

– campos de futebol, quadras poliesportivas;

 – camelódromos;

 – igrejas, cultos e templos religiosos.

Restaurante Popular

O Decreto nº 42.025 também estabelece novas normas para o atendimento nas unidades do restaurante popular.  As unidades  deverão  funcionar somente para venda e entrega de martmitex, passando o valor para R$ 3,75, mantendo o mesmo horário de funcionamento.

Veja também: Comércios de BH que abrirem durante a quarentena podem ser multados em R$ 5.611

COMENTÁRIOS

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS