Foi no último momento, mas o Brasil garantiu sua participação nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Atual dona da medalha de ouro, a Seleção Brasileira precisava bater a rival Argentina, já garantida na primeira colocação do Pré-Olímpico para se classificar. Empate ou derrota eliminava os brasileiros. E os garotos do Brasil cresceram quando mais foi preciso e atropelaram os “Hermanos” por 3 a 0, com gols de Paulinho e Matheus Cunha (2), além de diversas outras grandes chances perdidas.
O adversário da noite de domingo (9) era o pior possível. Diferentemente do Brasil, a Argentina contava com seus principais destaques sub-23, como é o caso do meia Alexis McAllister, meia do Boca Juniors.
A Seleção Brasileira não pode contar com seus melhores atletas da categoria por falta de liberação dos clubes detentores de seus passes. Foi assim com a dupla Rodrygo e Vinícius Júnior, do Real Madrid, e com Gabriel Martinelli, do Arsenal. Além disso, jogadores como Gabriel Jesus, do Manchester City, e Renan Lodi, do Atlético de Madrid, que já integram a Seleção principal, ainda tem idade olímpica e podem ser chamados.
#SeleçãoOlímpica foi a única invicta no Pré-Olímpico! Se liga na campanha do Brasil na competição:
7 jogos
5 vitórias | 2 empates | 0 derrotasArtilheiro: Matheus Cunha (5 gols)
Melhor Jogador do Torneio: Bruno GuimarãesFotos: @lucasfigfoto / CBF#JogaBola #JogosOlímpicos pic.twitter.com/QP2j6AeEkn
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) February 10, 2020
Gols
O primeiro gol do Brasil saiu logo aos 12 minutos, já dando cera tranquilidade aos garotos. Pedrinho deu bela assistência por cobertura, nas costas da defesa, para Paulinho, que dominou e tocou na saída do goleiro Cambeses para abrir o placar.
Se o primeiro gol foi de alívio, o segundo deu ainda mais tranquilidade confiança para a Seleção Brasileira. Aos 29 minutos o zagueiro Nehuén Pérez tentou recuar de cabeça, de muito longe, para o goleiro Cambeses. Mas o passe foi fraco e Matheus Cunha esperto para tocar por cima do goleiro e completar. O zagueiro ainda conseguiu evitar o gol, em cima da linha, mas a bola voltou a cair nos pés do 9 brasileiro, sem goleiro, e ele não perdoou. Dois a zero Brasil.
No segundo tempo, o golpe de misericórdia. Aos 9 minutos, Matheus Cunha fez boa jogada pela direita, tocou par Paulinho e recebeu, mais uma vez, do meia, para dominar e bater cruzado. Mais uma vez o zagueiro Pérez foi vilão e atrapalhou a visão do goleiro, que ficou estático no lance. Três a zero e placar fechado na Colômbia.
Classificados
Além de Brasil e Argentina, outras 12 seleções já garantiram vaga nas Olimpíadas de Tóquio, que serão disputadas entre julho e agosto. São elas Japão (anfitrião), França, Alemanha, Espanha, Romênia (representando a Europa), Nova Zelândia (da Oceania), Egito, Costa do Marim e África do Sul (representando a África), Arábia Saudita, Coreia do Sul e Austrália (representando a Ásia). Restam agora duas vagas para a CONCACAF, federação as Américas Central e do Norte.
Quem pode jogar as Olimpíadas 2020 pelo Brasil
As Olimpíadas permitem inscrição de 18 jogadores sub-23, ou seja, com 23 anos ou menos. Além disso, três atletas que estouraram essa idade podem ser convocados. O Brasil, por falta de liberação dos clubes, acabou não levando seus principais jogadores da categoria para o Pré-Olímpico, mas alguns dos nomes ausentes podem pintar nos jogos de meio do ano.
É importante lembrar que por não ser uma competição organizada pela FIFA, os clubes não têm a obrigação de liberar seus jogadores para as Olimpíadas, como acontece na Copa do Mundo, por exemplo. Então, dentre os nomes citados, poderão haver ausências. Vamos aos principais jogadores que podem envergar a amarelinha nos Jogos:
Goleiros
Entre os goleiros, se destacam aqueles que foram ao Pré-Olímpico. São eles Ivan, da Ponte Preta, que já foi convocado por Tite para treinos com a Seleção Principal, e Cleiton, titular do Atlético-MG, que está de saída para o Red Bull Bragantino.
Laterais direitos
Na ala direita se espera que o titular seja Emerson, ex-Ponte Preta e Atlético-MG, que hoje joga no Bétis-ESP, emprestado pelo Barcelona-ESP, caso este consiga a liberação. Guga, do Galo, foi o titular no Pré-Olímpico e deve continuar na equipe.
Zagueiros
Na zaga o Brasil conta com grandes nomes que não foram liberados, como é o caso de Éder Militão, do Real Madrid-ESP, Léo Santos, do Corinthians, Thuler do Flamengo, e até mesmo Cacá, que se consolida a cada dia mais no Cruzeiro. Outros jogadores que podem pintar são Walce, do São Paulo, Róbson Bambu, do Athletico Paranaense, Ricardo, Ibañez, Nino e Bruno Fuchs, que já compõe o elenco sub-23.
Laterais esquerdos
Na ala esquerda o principal nome é Renan Lodi, do Atlético de Madrid e Seleção Brasileira principal. Caio Henrique, do Grêmio, e Ayrton Lucas, do Spartak Moscou-RUS, foram os nomes para o Pré-Olímpico e seguem cotados. Guilherme Arana, que chegou recentemente ao Atlético-MG, também pode cavar uma vaga caso volte a atuar em alto nível.
Volantes
A posição de volante é uma das mais bem servidas na Seleção Sub-23. Os titulares do Pré-Olímpico, Bruno Guimarães, do Lyon-FRA, e Matheus Henrique, do Grêmio, são nomes com prestígio. Além deles, Gérson e Thiago Maia, ambos do Flamengo, Wendel, do Sporting-POR, Maycon, do Shakhtar Donetsk-UCR, Douglas Luiz, Aston Villa-ING, e Allan, do Atlético-MG, podem pintar na lista.
Meias
Os meias Paulinho, do Bayer Leverkusen-ALE e Pedrinho, Corinthians, tiveram grande participação na classificação brasileira para as Olimpíadas. Mas, apesar disso, ainda tem que ficar ligados, pois a concorrência é forte. Reinier, do Real Madrid-ESP, Igor Gomes, do São Paulo, Lucas Paquetá, do Milan, David Neres do Ajax-HOL, Malcom, do Zenit-RUS, e até mesmo Maurício, que vem sendo o principal jogador do Cruzeiro, serão candidatos à vaga.
Atacantes
No ataque, Matheus Cunha, do Hertha Berlim-ALE, deu conta do recado e deve seguir na Seleção, mas essa posição talvez seja a mais disputada. Além do atual camisa 9, surgem como opções Gabriel Martinelli, do Arsenal-ING, a dupla madrilenha Vinícius Júnior e Rodrigo, o flamenguista Pedro, o 9 da Seleção principal, Gabriel Jesus, do Manchester City-ING, Antony, do São Paulo, Pepê, do Grêmio, Richarlison, do Everton-ING, e já da Seleção principal, além de Talles Magno, do Vasco.
Além de todos esses nomes, três jogadores com idade superior a 23 anos podem ser convocados. Portanto, poderemos ver nomes como Alisson, Thiago Silva e Neymar na lista final.
Veja também: Atlético bate URT e reassume liderança do Campeonato Mineiro