Menu

Campanha de vacinação contra gripe ocorrerá em março de 2020

10/02/2020 às 13:30
Tempo de leitura
4 min

A campanha de vacinação contra gripe acontecerá em março de 2020, um mês antes da campanha no ano anterior, com um público prioritário ampliado. Antes, somente os idosos acima dos 60 anos tinham prioridade na aplicação, agora este número baixou para a partir dos 55 anos de idade.

Essa ampliação teve como objetivo reduzir internações e óbitos decorrentes das doenças. Com essa mudança do grupo prioritário, quase 1 milhão de pessoas serão atendidas, além da população que já recebia a imunização.

A meta, este ano, é que 90% dos grupos prioritários recebam a vacina. Além dos idosos acima de 55 anos, os grupos incluem crianças, gestantes, povos indígenas e outras.

A eficácia da vacina contra a gripe

As vacinas disponíveis no Brasil que são aplicadas contra a gripe Influenza são formuladas com vírus desativados, que não possuem capacidade de causar a doença. Esta fórmula protege cerca de 70% dos casos da doença, mas reduz o número de internações e óbitos causados pela influenza ou outros tipos de gripe.

Nos grupos de risco, essa doença pode gerar complicações, que podem levar ao óbito do paciente. A vacina trabalha diretamente evitando estas complicações e intempéries que podem ser fatais.

A vacinação e o coronavírus

Essa antecipação estava prevista antes da epidemia do coronavírus surgir pelo mundo, porém pode ajudar a descartar os casos considerados suspeitos. Os sintomas das duas doenças são similares, o que evita a sobrecarga dos serviços de saúde de pacientes com problemas respiratórios.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se o paciente receber a vacina, recebe um grau de até 98% de imunidade, evitando ser infectado com o vírus. Além da gripe, o Ministério da Saúde estima o investimento de 140 milhões de reais em insumos para enfrentar o coronavírus, caso chegue ao Brasil. Estes materiais incluem máscaras cirúrgicas, materiais reagentes, luvas e outros.

O país ainda está em planejamento preventivo contra o coronavírus, pois nenhum caso foi confirmado em território nacional. Existem 9 casos suspeitos, que estão sob investigação. Os estados devem elaborar um plano de contingenciamento contra este vírus até a próxima semana. É importante que dialoguem com seus municípios, para elaborar um plano mais eficaz, respeitando a estrutura e os protocolos do Sistema Único de Saúde, com o respaldo do Ministério da Saúde.

Campanha de vacinação contra gripe ocorrerá em março 2020

Imagem ilustrativa – Crédito da imagem: Pixabay

A campanha de vacinação 2019

No ano passado, a campanha foi realizada de abril ao fim de maio, com o objetivo de atender mais de 58 milhões de pessoas.

A vacina contra gripe tem sua composição variada a cada ano, de acordo com os vírus que mais surgem anualmente. Em 2019, a imunização era formada por vírus contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

Mesmo com a campanha, quase 800 pessoas morreram em território nacional em decorrência do H1N1, e outras 3 mil foram infectadas com o vírus. A cada 100 pacientes infectados, 23 foram casos fatais, cerca de 23% dos casos. Até então, dos casos de coronavírus, apenas 2% foram fatais mediante os pacientes internados.

Por: Andreia Silveira, editora do site PlanodeSaude.net.

Fontes: G1 e Saúde.gov.br.

Veja também: Em BH, campanha de vacinação contra o sarampo começa segunda-feira (10)