Menu

Prefeitura de Catas Altas divulga lista do patrimônio tombado e inventariado

07/01/2019 às 18:08
Tempo de leitura
2 min

A Prefeitura de Catas Altas divulgou, recentemente, a lista do patrimônio municipal protegido por tombamento e inventariado, além daqueles que fazem parte do inventário de proteção do patrimônio cultural.

Na relação, disponível no site da Prefeitura de Catas Altas: www.catasaltas.mg.gov.br, estão dezenas de bens tombados por órgãos municipal, estadual e federal. Entre eles: Capela Nosso Senhor do Bonfim (sede); Capela do Sagrado Coração do Jesus no Caraça; Chafariz de Pedra na Praça Monsenhor Mendes; imagem de São Miguel Arcanjo na igreja matriz; centro histórico da sede; Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Povoado de Morro d’Água Quente; Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Elevado de Pedras “Bicame” e seu entorno em Quebra Ossos; Gruta da Bocaina; Acervo Arquitetônico e Paisagístico do Santuário do Caraça; entre outros.

No acervo dos bens do inventário de proteção do patrimônio cultural estão: a capela de São José na comunidade rural de Valéria e o seu acervo sacro; e a gruta da Pedra Roxa, no povoado do Mato Grosso.

Segundo o chefe do Departamento de Cultura, Eder Ayres Siqueira, “O inventário é tão importante quanto o tombamento, quando se trata de bem material, e o registro, quando se trata de bem imaterial. Ele proporciona o reconhecimento de um bem cultural, objetivando sua proteção e caracteriza-se como um instrumento de gestão do município que auxilia na conservação e divulgação de seu patrimônio, pois tem amparo legal em leis federal e estadual”, destaca.

A metodologia aplicada na realização do inventário segue as diretrizes recomendadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), que classifica os bens de interesse de preservação em diferentes categorias.

Última atualização em 19/08/2022 às 09:34