Cinco filmes sobre histórias de empreendedores que chegaram ao sucesso

por Rodolpho Bohrer

Muitas vezes, nos deparamos com grandes marcas, e as consumimos, sem refletir na história por trás de tanto sucesso. São filmes sobre empreendedores, especialmente aqueles que ganham prêmios e se tornam bem famosos, que ganham a atenção do público. Dessa forma, através dessas narrativas, é possível descobrir a partir de uma narrativa o que está por trás de tantas histórias de sucesso.

Cinco filmes sobre histórias de empreendedores que chegaram ao sucesso
Imagem ilustrativa

Em meio a um roteiro bem escrito, ação da câmera e interpretação envolvente de atores talentosos, os filmes sobre empreendedores são capazes de nos transportar para a história e mindset dessas pessoas especiais. É possível descobrir, através das lentes das câmeras, as especificidades e eventos que levaram os empreendedores ao sucesso.

O que se pode concluir do valor de conhecer a história de grandes homens e mulheres através dos filmes sobre empreendedores, é que podemos extrair lições de suas histórias. Se todo mundo costuma fazer sempre o mesmo, o que esses homens e mulheres fizeram de tão diferente, que os colocaram no topo de seus respectivos mercados?

Filmes sobre empreendedores focam em dois aspectos. O primeiro, como não poderia deixar de ser, é a narrativa em si. É um estudo cauteloso da biografia do personagem tratado no filme. É conhecer o máximo possível a fim de criar uma história coerente, coesa e agradável ao consumo. Filmes ou documentários devem ser feitos com a intenção de entreter além de informar.

O segundo aspecto é o olhar do mercado, do comportamento humano e, por conseguinte, do empreendedorismo. Filmes sobre empreendedores devem focar necessariamente nas histórias de sucesso empresarial, e por isso fazem tanto sucesso. As pessoas se inspiram e se espelham nas coisas boas que os empreendedores ensinam com suas próprias vidas.

Conheça a seguir a lista com os cinco melhores filmes sobre empreendedores e inspire-se com suas histórias de vida!

Steve Jobs

Entre todos os filmes sobre empreendedores, o primeiro é um dos mais conhecidos. A sua marca é usada em todo mundo, além de ser um sinônimo de sucesso e status. 

O filme em si, lançado em 2015, levou um Globo de Ouro por melhor roteiro para Aaron Sorkin, que é conhecido na indústria do cinema por seus roteiros políticos e intrigantes. Obviamente, com Steve Jobs, estrelado por Michael Fassbender, não seria diferente.

A narrativa acompanha Jobs ao longo de três importantes lançamentos da Apple, a saber: Macintosh, iMac e NeXT. O mais interessante nesse filme é o foco na vida, personalidade e comportamento de Steve Jobs. Para além do seu gênio como cofundador da Apple, a temática da narrativa gira em torno da gestão e relacionamento entre pessoas.

O filme mostra o que não deve ser feito, uma vez que Steve Jobs chegou a ser demitido por dificuldades interpessoais. O filme mostra que o empreendedorismo deve ser uma combinação entre o gênio de mercado, mas também uma pessoa que deve saber lidar com pessoas. 

Walt antes do Mickey

Quem nunca viu um clássico Disney, ou comprou um produto, ou até mesmo teve a oportunidade de viajar para o parque nos EUA, e não se perguntou quem iniciou esse império?

Esta cinebiografia trata da história de Walt Disney, desde o início, o que a torna muito especial. Não é apenas um recorte de sua vida, mas a sua vida inteira, narrada em uma história envolvente, que vai antes da criação do icônico Mickey Mouse até depois disso. 

Walt antes do Mickey mostra a vida de Walt em sua profissão de animador. É aí que o tema do empreendedorismo brilha. O filme se ocupa de mostrar o lado resiliente e focado do famoso animador. Ao longo do relato cinematográfico, Walt antes do Mickey revela os bastidores por trás do empreendedor.

São mostrados valores e também o fato de que para empreender é necessário paciência tanto para planejar quanto para executar. Outro ponto interessante a ser destacado é a inteligência de Walt para fazer parcerias de sucesso.

A rede social

Dentre todos os filmes sobre empreendedores da lista, este certamente trata de uma das figuras mais polêmicas e contemporâneas. Em A Rede Social, Jesse Eisenberg interpreta ninguém menos do Mark Zuckemberg. 

Só o nome de Zuckemberg já é o suficiente para vender ingressos para o filme, mas a Rede Social vai muito além. O filme é especial, pois fala sobre empreender e entrar em um mercado gigante e intimidador com pouca idade. Zuckemberg era muito novo nessa época, e precisou lidar com todos os desafios que o jovem empreendedor encara.

Logo, A Rede Social inclui em sua trama as disputas relacionadas às propriedades intelectuais, busca por investidores de confiança e relacionamento com sócios. Tudo isso para tornar um sonho realidade, para colocar uma ideia à frente. 

Fome de Poder

Esse é um dos filmes sobre empreendedores que quase denuncia sobre a quem se refere já no título. Ainda assim, o título é extremamente apto para falar da vida de Ray Krok, que foi trazido à vida nas telas pelo brilhante Michael Keaton.

Em meio a uma narrativa empolgante, o filme conta em detalhes os eventos que levaram à criação da maior rede de fast food que existe atualmente: o Mc Donald’s.

O filme mostra que, no início, o negócio pertencia aos irmãos Mc Donald, mas no fim das contas eles perderam o seu negócio. A maior lição que fica é que o empreendedorismo não é um lugar para acomodação. Fome de Poder demonstra na prática que é necessário ser valente, flexível, resiliente e direcionado para as inovações. 

Por fim, as últimas lições extraídas nesse, que é um dos mais eletrizantes filmes sobre empreendedores da lista, é a capacidade de negociação e o mindset para escalar o negócio de forma sem precedentes.

Joy: o nome do sucesso

Por último, no entanto tão importante quanto os outros filmes sobre empreendedores, colocamos Joy: o nome do sucesso. Este filme é mais uma das parcerias de sucesso entre a atriz Jennifer Lawrence e o diretor David O’ Rusell, mostra como uma empreendedora chegou ao sucesso.

O que Joy Mangano, a protagonista do filme, inventou? Nada mais do que o “mop”, ou, na época chamado de “miracle mop”! Basicamente um produto que revolucionou a vida de donas de casas no mundo inteiro. O miracle mop é um esfregão que se torce automaticamente, sem precisar de esforço do usuário. 

Este filme mostra o valor de acreditar em uma ideia, por mais que “ninguém” acredite. É a história típica de uma ideia genial demais para seu próprio tempo, a qual leva uma grande jornada para ser descoberta e finalmente aceita. Assim, o filme narra a história de Joy desde quando ela teve a ideia do esfregão milagroso até o sucesso, quando o produto entrou na grade de programação dos programas de televendas nos anos 90. 

Além da história inspiradora, que foca no lado “louco” e “genial”, tão comuns à criatividade de um genuíno empreendedor, também mostra que negócios entre familiares nem sempre é a melhor das ideias.

Conclusão

Cada um dos filmes sobre empreendedores mencionado é especial em si mesmo. Uns tratam de ascensão e queda, outros de construção de verdadeiros impérios, e alguns mostram a genialidade por trás de ideias simples. Mas o que todos têm em comum é a demonstração da personalidade de um empreendedor.

São pessoas cujas características estão centradas na criatividade, mas também na “teimosia”, no sentido da resiliência, na fé e na disposição para trabalhar muito pela realização de seus sonhos. Em suma, o que os filmes sobre empreendedores ensinam é que toda história de sucesso começou com uma ideia brilhante e uma jornada dura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Logo Preta

Destaques

Newsletter