Menu

Perseguindo fantasmas

Esses fantasmas, chamados de sucesso, determinados por outros, são reais.
09/02/2023 às 11:02
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A vida é uma jornada, diferente pra cada um.

Alguns terão que pagar mais pedágios, querendo ou não, terão mais obstáculos pelo percurso, outros irão mais rápido, mas no fim, todos saem de algum lugar e chegam a algum lugar, mesmo que seja onde começou.

Não sou religioso, mas gosto de analisar algumas coisas sob um aspecto mais filosófico, então há algumas frases bíblicas que me agradam bastante, e a principal delas é “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Acredito que essa passagem se refira ao fato de que nós somos os responsáveis por tudo, de alguma forma.

Eu sou o caminho pelo qual eu evoluo, aprendo, sinto, faço as coisas. O Eu, seja como espirito ou ego, é o caminho, é a verdade, independente do que você acredite ou sinta, se é verdade pra você, é a verdade absoluta. Ninguém pode crer em algo pra você, se você se acha capaz ou não, essa é a verdade e essa é a vida que você vai levar.

Então, se EU sou tudo que mais preciso, se eu sou o único que vive minha vida que sente minhas dores e prazeres, que realiza meus feitos, que sofre dentro de mim, porque ainda passo tanto tempo tentando percorrer os caminhos, julgar as verdades e viver as vidas dos outros?

É como estar dirigindo pela estrada e ao invés de olhar pra onde você está indo, você estivesse perseguindo carros que não estão lá. Correndo atrás de fantasmas na chuva em uma noite fria e solitária.

Esses fantasmas, chamados de sucesso, determinados por outros, são reais.

O que nossos pais queriam que fôssemos, o que a sociedade quer de nós, o que nossos amigos esperam, o que é a tendência para o ano ou para a década. Tudo isso são fantasmas que nos assombram que nos perturbam que apontam o dedo e dizem se somos ou não adequados.

Esses fantasmas invadem nossas estradas e nos tiram do caminho, nos perturbam e nos atrapalham de fazermos o que deveria ser a coisa mais simples de todas: Ser nós mesmos.

Como posso ser Eu mesmo quando há tantas pessoas no mundo dizendo que o certo é ser como fulano ou você jamais deveria ser como fulano, porque fulano veste uma camisa de cor diferente da nossa e fala coisas que não concordamos?

É difícil ser Eu mesmo quando ninguém mais parece disposto a ser a Si mesmo, preferem vestir uma mascara e agir igual A ou B, depende de pra qual lado o vento sopra. Como posso ser Eu mesmo quando todos ao meu redor não permitem que eu pense, diga, sinta ou fale algo que não seja o que querem ouvir?

Como posso evoluir pra algo melhor se não sei nem o que sou agora?

Há todas essas estradas livres e não exploradas, onde você poderia dirigir além dos limites se permitisse a si mesmo ser o piloto da sua vida, mas estamos todos, ou quase todos, presos no congestionamento da normalidade, buzinando uns para os outros e reclamando de como tudo é ruim e as pessoas não são boas como deveriam.

Há momentos onde de nosso tédio vemos algum ir a milhão, com a capota do carro aberta numa estrada livre e ele parece feliz e satisfeito, nós o admiramos, as vezes invejamos, odiamos, criticamos, mas lá vai essa pessoa, em direção ao horizonte, em uma tarde de verão em que o céu fica dourado e a luz cheia começa a surgir tímida.

E nós, continuamos perseguindo fantasmas. E o pior e que essa pessoa vai se tornar um fantasma pra gente e em algum momento nós vamos dizer aos nossos filhos o que eles devem perseguir, criando uma religião particular do que é certo e errado, ao invés de ensinar que independente do que aprendam, do que ouçam, eles são o caminho, a verdade e a vida.