27.9 C
Belo Horizonte
domingo, 29 janeiro 2023

Marcelo Silva Camêlo
Marcelo Silva Camêlo
Marcelo Silva Camêlo. Jornalista formado pela Uni-BH, assessor de comunicação e imprensa, estudioso da área da comunicação, curioso e voluntário nas horas vagas, pela ONG Fábrica dos Sonhos e Mãos de Assis.

Projeto COPARTE chega à sua terceira fase e a Fábrica dos Sonhos vai levar quatro jovens até Barcelona, na Espanha

Em abril de 2022, a Fábrica dos Sonhos, uma organização da sociedade civil, localizada em São Lourenço – MG, foi selecionada em edital da Comissão Europeia para realizar e participar de projeto escrito em conjunto com outras organizações internacionais, o projeto COPARTE – Empreendimentos Cooperativos Autogestivos Juvenis. A primeira etapa, que aconteceu na Argentina, na Universidade Nacional de Quilmes. A segunda etapa aconteceu no próprio município de São Lourenço. Na terceira etapa deste projeto, a Fábrica dos Sonhos vai conseguir levar quatro jovens, com passagens e hospedagem pagas, para apresentar seus programas em Barcelona, na Espanha.

O que é essa tal COPARTE?

Um programa de empreendedorismo cooperativo que é realizado através de ferramentas artísticas e digitais e reúne cinco países diferentes, com diversidade cultural: Martinica, França, Espanha, Argentina e Brasil. Nações que enfrentam as mesmas preocupações, relacionadas ao alto nível de desemprego entre a população jovem, especialmente em certas regiões e bairros desfavorecidos.

Todas as organizações participantes do programa possuem as mesmas motivações, dentre elas: capacitar os jovens com ferramentas cooperativas e empreendedoras e equipar esses jovens trabalhadores com métodos inovadores, principalmente para a população desfavorecida. O programa acredita que o empreendedorismo cooperativo permitirá que jovens em situação de vulnerabilidade, desenvolvam habilidades socioemocionais, estratégias de negociação, trabalho em equipe, criatividade, habilidades interculturais e um projeto profissional e econômico especifico.

Os objetivos do programa vão desde permitir que jovens desfavorecidos se beneficiem do empreendedorismo cooperativo, até fomentar o intercâmbio entre os jovens dos países participantes. Desenvolver uma rede internacional de pessoas, que vê no empreendedorismo jovem colaborativo e social, um interesse em comum, é só mais um dos objetivos que serão alcançados de forma indireta com o programa.

Ficou curioso em saber quem são os jovens que vão para Barcelona? Quer saber mais sobre seus respectivos sonhos e desafios? Vamos trazer mais informações, quando a terceira fase desse projeto grandioso tiver tomando traços. Até lá, clique nos links, pergunte mais, descubra mais e se informe. Existem pessoas que realmente acreditam que sonhos podem se tornar realidade.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: