O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) emitiu um comunicado na noite desta segunda-feira, 1 de novembro, indicando que as chuvas estão provocando um movimento do solo e podem causar desmoronamentos em vários pontos de Ouro Preto.
Estima-se que 10.025 pessoas em 2.342 moradias estejam expostas ao risco alertado, em Ouro Preto. Segundo a previsão meteorológica, as chuvas ainda devem continuar, com pancadas moderadas e fortes nesta madrugada.
“As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação de encostas de alta declividade, frequentemente cobertas por depósitos de tálus, com taludes de corte, presença de nascentes que favorecem a saturação do solo, indícios de rastejo, sistema de drenagem deficiente e presença de cicatrizes de deslizamentos recentes. Ocorrem ainda áreas sujeitas a deslizamentos na cabeceira de voçorocas, locais sujeitos a quedas de blocos e a corridas de detritos. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas”, diz o comunicado.
O CEMADEN é um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal.
De acordo com o comunicado do CEMADEN, 10 localidades estão com o alerta muito alto de movimento de massa e em outras 13 o risco é alto. Veja:
O Pluviômetro da Defesa Civil de Ouro Preto indicou (por volta das 19h):
- Glaura – Soares com chuva de 77,86 mm;
- Amarantina com chuva de 31,42 mm;
- Santo Antônio do Leite com chuva de 67,29 mm;
- Cachoeira do Campo – ETA Vila Alegre com chuva de 56,22 mm;
- São Cristóvão com chuva de 76,67 mm;
- IFMG com chuva de 86,99 mm;
- ETA Itacolomy com chuva de 55,22 mm.
O feriado do Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, deve ser de chuva e temperaturas amenas, e esse fator climático deve se estender em Mariana e Ouro Preto por toda a primeira semana do mês de novembro de 2021, de acordo com os dados do Climatempo.
Chuvas em Ouro Preto
No dia 18 de outubro, Ouro Preto sofreu com fortes chuvas, atingindo 519 pessoas na cidade, de acordo com dados da Defesa Civil. O distrito de Amarantina foi o mais atingido, com 111 casas atingidas e 381 pessoas desalojadas.
Em Cachoeira do Campo, foram 29 residências e 128 pessoas atingidas. Já em Antônio Pereira, foram duas casas e 10 pessoas. Porém, não houve desalojados nos dois distritos.
Após duas semanas da tempestade que assolou distritos da cidade, os atingidos tentam recomeçar suas vidas. Muitas pessoas perderam móveis, eletrodomésticos, outra perdeu a casa inteira.