Menu

Com pico de casos, Mariana corre risco de regredir para Onda Vermelha

A prefeitura já suspendeu todos os eventos públicos e privados dentro do município até o dia 28 de fevereiro.
18/01/2022 às 19:01
Tempo de leitura
3 min
Foto: Mais Minas
Foto: Mais Minas

Mariana vive um pico de casos de Covid-19 neste início de ano, o que tem preocupado as autoridades municipais. No dia 15 de janeiro, o prefeito interino da cidade, Juliano Duarte (Cidadania), emitiu um alerta através de suas redes sociais para o aumento no número de casos da doença, salientando que o município vizinho, Ouro Preto, precisou retornar à onda vermelha. “Caso os números não se estabilizem, tomaremos a mesma medida” disse.

Juliano Duarte mostrou preocupação quanto ao impacto direto de vários setores do município, caso haja a mudança de onda e aumente as medidas restritivas.

“Estamos preocupados com este aumento e ele implicará mudanças. Vamos, juntos, evitar um novo colapso e a regressão no programa Minas Consciente, o que impacta diretamente vários setores do município com medidas restritivas. A ação individual ainda é fundamental para frearmos a contaminação. Medidas se segurança e higienização devem permanecer”, complementou.

O Mais Minas entrou em contato com o secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito, que explicou a inexistência do contato entre Município e Governo Estadual para determinar a regressão de onda e aumento de restrições.

“Na verdade, o protocolo do Minas Consciente do Governo Estadual não existe mais. O Estado não reúne para classificar e não tem mais a publicação daquelas ondas. Ouro Preto que tem aproveitado o protocolo e tem feito. A gente está, por enquanto, em um estudo interno para avaliar a situação. Por enquanto, nós estamos com internações simples na clínica médica, mas nada evoluindo para UTI grave”, disse.

A Prefeitura de Mariana já suspendeu todos os eventos públicos e privados dentro do município até o dia 28 de fevereiro. A medida foi tomada para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19 e do vírus da Influenza.

De acordo com o boletim epidemiológico de segunda-feira, 17 de janeiro, um novo óbito por Covid-19 foi registrado na cidade. A vítima do coronavírus estava internada em Ouro Preto. Com o novo registro, o município atingiu a marca de 105 óbitos desde o início da pandemia.

Até o fim da tarde de segunda-feira, Mariana contava com 11.494 casos confirmados, sendo 11.112 recuperados, três internados e 105 óbitos. Um total de 4.518 casos foram descartados e 14 casos estão sob investigação, sendo cinco internados e o restante em isolamento domiciliar, ambos aguardando resultado de exame.

Faltando 11 dias para o fim do mês, 522 casos de Covid-19 foram confirmados em Mariana em 2022, além de dois óbitos. A internação dobrou, subindo de quatro para oito pacientes, o que corresponde a 80% de ocupação dos leitos destinados para as pessoas infectadas.

Para se ter ideia, contando todo o mês de dezembro, foram confirmados 137 casos de Covid-19 em Mariana, quase quatro vezes menos que em janeiro de 2022. No último mês do ano passado havia apenas um paciente internado por conta da doença.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:44