Menu

Comerciantes que sofreram com as chuvas em Congonhas terão auxílio de R$ 10 mil

As fortes chuvas do início do mês desalojaram 200 famílias da cidade.
28/01/2022 às 17:18
Tempo de leitura
3 min
Foto: Reprodução/Prefeitura de Congonhas
Foto: Reprodução/Prefeitura de Congonhas

Muitas famílias e comerciantes tiveram prejuízo nas enchentes que atingiram Congonhas no início do mês, por isso o governo municipal prepara um auxílio financeiro de R$ 10 mil para beneficiar micro e pequenos empresários e MEI’s, que sofreram danos com as chuvas. A previsão do prefeito Cláudio Dinho (MDB) é que o dinheiro esteja disponível para o pagamento aos atingidos entre fevereiro e março.

“Pelo colocado no anteprojeto, a gente acredita que os requisitos necessários deverão contemplar cerca de 70 micro e pequeno empreendedores no nosso município. Uma vez aprovado pela Câmara, nós já estamos em andamento com o processo de credenciamento com a empresa que vai repassar o crédito via cartão, que vai demorar um pouco mais tempo, mas a nossa expectativa é que em no máximo 45 dias o dinheiro estará chegando no bolso dos beneficiários”, disse o prefeito.

A lista dos beneficiados foi definida por meio de um estudo realizado pela diretoria de indústria, comércio e serviço, além do QG da inovação junto com a Sala Mineira do Empreendedor e a Associação Comercial de Congonhas.

“O projeto nasce do levantamento que foi feito com 50 empresas da área central de Congonhas. Fizemos um formulário para tentarmos entender o tamanho do prejuízo e qual tipo de solução poderia ser feita para minimizar esse prejuízo. Aí chegamos nesse apoio financeiro, que será feito de uma forma mais simples possível. Assim que for aprovado na Câmara, nós teremos 10 dias para publicar o decreto que regulamenta a lei e apresentar o passo a passo de como ela vai acontecer. Assim que a empresa se cadastrar e fizer os procedimentos descritos, o dinheiro será depositado em conta. Para acessar esse benefício, as empresas precisam estar formalizadas como microempreendedores individuais ou micro e pequenas empresas”, explicou o diretor de indústria, comércio e serviços de Congonhas, Geordane Silva.

O projeto de lei que institui o auxílio aos comerciantes já foi encaminhado para a Câmara Municipal para a apreciação dos membros do Legislativo. A reunião do plenário para votação deve acontecer nos próximos dias.

Além do apoio aos comerciantes de Congonhas, de acordo com a prefeitura, cerca de 1.500 famílias receberão auxílio do Município para compra de móveis e eletrodomésticos.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:33