Menu

CEP de Congonhas não é mais único e agora é definido por rua

07/01/2020 às 21:30
Tempo de leitura
3 min

Para as pessoas de Congonhas que estavam acostumadas a preencher o Código de Endereçamento Postal (CEP) com a mesma numeração sempre para receber algo dos correios e afins, agora há uma novidade. O CEP da Cidade dos Profetas começou a ser definido por cada rua e a mudança já começou a valer a partir do dia 2 de janeiro.

Antes, a cidade de Congonhas contava com apenas um CEP para todo o município. A mudança ocorreu devido a dificuldade de entrega das correspondências, porque as informações geradas pelos usuários eram incompletas.

Para saber qual o CEP referente à sua rua, é necessário consultar no site dos Correios, ou pelo aplicativo Busca Cep. Também há a consulta pelo telefone 0800 7257 282, ou ainda, através do atendimento presencial na agência dos Correios situada na Praça JK, 35 – Centro .

Caso o seu endereço não apareça na busca, basta apresentar-se à Agência de Correios, pois o sistema está passando por alguns reajustes.

Para que serve o CEP?

Quando vemos um endereço, é comum que ele apareça com o nome da rua, o número e, em alguns casos, o número da quadra e do lote, além do bairro e da cidade. Mas também existe um número de oito dígitos que sempre está ali, que é o CEP, sigla que significa “código de endereçamento postal”, mais conhecido somente como código postal.

O CEP é um número criado pelos Correios no ano de 1971 para facilitar a separação e entrega de correspondências. No início, haviam apenas cinco números, mas, a partir de 1991, houve o acréscimo de três algarismos separados por um dígito.

Como é escolhido o CEP de cada lugar?

A escolha do CEP obedece um critério específico e cada número significa uma região ou localidade. Por exemplo, o primeiro número equivale a uma das dez regiões do Brasil a seguir relacionadas:

Número 0: Cidade de São Paulo e Região Metropolitana

Número 1: Interior do estado de São Paulo

Número 2: Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo

Número 3: Minas Gerais

Número 4: Bahia e Sergipe

Número 5: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Número 6: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará e Roraima

Número 7: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins

Número 8: Paraná e Santa Catarina

Número 9: Rio Grande do Sul

Portanto, todo o CEP que começa com 3, por exemplo, diz respeito a um endereço que se encontra no estado de Minas Gerais.

Os demais algarismos do código postal referem-se a sub-regiões (cidades ou áreas de uma cidade), setor, subsetores e divisores. Os três últimos algarismos, que ficam depois do dígito, são códigos mais específicos da rua e das unidades utilizadas pelos correios. Em alguns lugares o CEP é o mesmo para todo o município.

Leia também: Atleta de Congonhas (MG) brilha na Copa São Paulo de Futebol Júnior jogando pelo Fluminense

COMENTÁRIOS