No enfrentamento à Covid-19, desde o início da pandemia, Itabirito passou a contar com uma forma eficaz, que transmite segurança a quem chega e mora na cidade: as barreiras sanitárias.
As três estruturas implementadas na cidade contam com um total de 55 funcionários, entre servidores da Prefeitura e técnicos de enfermagem contratados pelo Icismep (Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba).
Todos os funcionários recebem equipamentos adequados para o trabalho, como aventais de manga longa, toucas descartáveis, máscaras cirúrgicas e luvas. Além disso, na área, protegida por tendas, os profissionais têm acesso a materiais para higienização das mãos, geladeira, microondas, água potável, armários e também recebem lanches. Para resguardar a segurança das equipes envolvidas e do espaço, agentes da Guarda Civil Municipal se revezam entre os turnos.
No local, é feita a aferição de temperatura de todos que chegam à cidade. Se identificada elevação (a partir de 37,8°) ou outros sintomas que tenham relação à contaminação pelo coronavírus, o indivíduo recebe as orientações necessárias em tempo hábil. Em alguns casos, pode ser encaminhado a um centro médico.
Para o secretário de Saúde, Marco Antônio Félix, “as barreiras controlam o fluxo de pessoas que chegam à cidade, possibilitando a identificação de qualquer anormalidade”.
As duas primeiras estruturas foram instaladas logo no princípio da pandemia. Com a necessidade de reforçar o controle de acesso ao município e proliferação do vírus, uma terceira barreira foi implementada, no último dia 21.
O prefeito Orlando Caldeira destaca a importância do trabalho. “As barreiras estão sendo fundamentais para conter a transmissão do vírus em Itabirito. O esforço dos profissionais na linha de frente, como médicos e enfermeiros, nos dá a tranqüilidade para enfrentar o momento de forma exemplar”.
Coronavírus em Itabirito
De acordo com o mais recente boletim sobre o novo coronavírus divulgado pela Prefeitura de Itabirito, atualmente a cidade conta com 60 casos confirmados, sendo 56 derivados do setor privado com comprovação feita por meio de testes rápidos. A cidade teve um óbito para a Covid-19, 34 pessoas recuperadas.
No momento, 67 pessoas em monitoramento, contando com uma internação, aguardam resultado de exames enviados à Fundação Ezequiel Dias (FUNED).