Após Belo Horizonte, Betim, Nova Lima, Itabirito e Mariana decretarem o uso obrigatório de máscara por cidadãos que resolvem circular pelas ruas da cidade, a Prefeitura de Catas Altas também adotou a medida, sendo obrigatório o uso de máscara de tecido por todas as pessoas em circulação no município a partir da próxima segunda-feira (20).
A medida tem como objetivo aumentar a proteção dos moradores e evitar a proliferação do vírus.
Com o Decreto, será vedado o acesso de qualquer pessoa sem máscara individual em prédios públicos, transportes e estabelecimentos com algum tipo de atividade econômica.
As pessoas físicas terão até dia 20 de abril para se adequarem às determinações. Já os estabelecimentos comerciais, bancários e congêneres, prestadores de serviços e demais pessoas jurídicas ou individuais com fins comerciais, até o dia 19 de abril.
O Decreto, que ainda traz orientações de como deve ser a máscara de tecido, está disponível na íntegra no site catasaltas.mg.gov.br/covid19
Além das cidades citadas, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na tarde de quinta-feira (16), em turno único, o projeto de lei que determina como obrigatório o uso de máscaras em todos os estabelecimentos comerciais do estado. A votação foi realizada por um aplicativo sem a aglomeração presencial dos parlamentares.
Fabricação de máscara artesanal
O Mais Minas tem um tutorial sobre como você mesmo pode fazer sua máscara de tecido para se proteger do coronavírus.
Caso você ainda tenha dúvidas, o SENAC do Rio de Janeiro lançou um ebook gratuito que ensina passo a passo como fazer sua máscara protetora de tecido. O ebook contém também orientações para o uso correto da máscara de proteção, orientações para a higienização e moldes para impressão.
Veja como fazer o download aqui.