Itabirito assina protocolo de intenção com Instituto Butantan e prepara plano de vacinação contra a Covid-19

Foto da biblioteca de imagens do Canva

A Prefeitura de Itabirito assinou nesta semana protocolo de intenção com o Instituto Butantan para aquisição de doses da vacina contra a Covid-19. Nessa quinta-feira (07/01), foi divulgado pelo Governo de São Paulo que o imunizante, desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto, atingiu 78% de eficácia para casos leves no Brasil, e de 100% para casos moderados e graves.

Baseado no plano nacional, com adequações para atender à realidade local, o plano de ação para vacinação da população de Itabirito será apresentado, por meio de audiência pública online, nos próximos dias, de acordo com informações da prefeitura.

Por decisão do Comitê Extraordinário Covid-19, liderado pelo Governo do Estado, a região Centro, na qual Itabirito está localizada, regrediu recentemente para a onda vermelha do Plano Minas Consciente. Com isso, está autorizado apenas o funcionamento dos serviços considerados essenciais. Mariana e Ouro Preto também fazem parte da mesma região e também regrediram para a classificação mais restritiva.

Na quarta-feira, dia 6 de janeiro, as gestões de Itabirito, Ouro Preto, Mariana e Ouro Branco anunciaram a implantação de um comitê intermunicipal de combate à Covid-19. “Se Itabirito faz o seu papel e as demais cidades não fazem ou vice-versa, nada adianta. Reunimos os prefeitos para que a gente tenha o mesmo conceito de trabalho e avancemos o mais rápido possível à onda amarela e, depois, para a onda verde”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

Deixe um comentário

Rodolpho Bohrer

Rodolpho Julio Marci Bohrer é socio-fundador e diretor geral do Mais Minas. Estuda jornalismo na Universidade Cruzeiro do Sul e atualmente é repórter de política, cidades e loterias.

Contato: comunicacao@maisminas.org