Será obrigatório ter cartão de vacina para se vacinar contra a covid-19?

Uma dúvida que paira sobre a cabeça de muitas pessoas que pretendem se vacinar o mais rápido possível contra a covid-19 é se será obrigatório levar o cartão de vacina nos dias da vacinação. Acontece que muitas pessoas perdem o importante documento e temem não poder se vacinar por causa disso.

De acordo com uma nota de esclarecimento divulgado na quarta-feira, 13 de janeiro, pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o uso do Cartão Nacional de Vacinação e cadastramento no aplicativo Conecte SUS Cidadão é importante, mas não será obrigatório para que o cidadão tenha acesso a vacinas contra a covid-19.Será obrigatório ter cartão de vacina para se vacinar contra a covid-19?Será obrigatório ter cartão de vacina para se vacinar contra a covid-19?

A nota explica que o acesso a vacinas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) não está condicionado ao cadastramento em aplicativo ou plataforma. Isso inclui também as vacinas contra a covid-19. O direito decorre da gratuidade e universalidade do SUS.

Contudo, mesmo não sendo obrigatório portar o documento, a orientação é para que as pessoas levem o seu Cartão Nacional de Vacinação ou pelo menos atualizem o número do CPF no aplicativo ou plataforma.

Caso o cidadão que for vacinar não carregue consigo nenhuma identificação, o estabelecimento de saúde, em sua plataforma CadSus, poderá efetuar o devido cadastro e o processo de imunização ocorrerá normalmente.

O uso do aplicativo Conecte SUS Cidadão, ferramenta de uso facultativo pelos cidadãos, pode facilitar a identificação no momento de vacinação, agilizando o fluxo de atendimento.

“Além das funcionalidades atuais, será possível emitir pelo aplicativo Conecte SUS Cidadão o Certificado Nacional de Vacinação de maneira optativa à emissão do referido certificado pelos serviços de saúde”, completa a nota.

Vacinação começará ao mesmo tempo em todos os estados

Ainda na última quarta-feira (14), o Ministério da Saúde informou, durante coletiva de imprensa, que a vacinação contra a covid-19 deverá começar simultaneamente em todos os estados do país. Segundo o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, os imunizantes devem ser distribuídos assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) validar o uso emergencial.Será obrigatório ter cartão de vacina para se vacinar contra a covid-19?Será obrigatório ter cartão de vacina para se vacinar contra a covid-19?

A reunião da Anvisa que vai bater o martelo sobre os pedidos do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceira com o consórcio Astrazeneca/Oxford, será realizada no próximo domingo (17).