Menu

Representantes dos Correios pedem apoio da Câmara de Mariana contra processo de privatização estatal

25/10/2019 às 08:30
Tempo de leitura
3 min

Recentemente, uma notícia trouxe um impasse à opinião pública e a muitos empregados celetistas dos Correios: o Governo Federal decidiu que irá privatizar os Correios e outras estatais. Para debater este tema, o vereador Cristiano Vilas Boas (PT) apresentou o Requerimento 113/2019, aprovado em Plenário, e nesta segunda-feira (21), durante a 33ª Reunião Ordinária, a Câmara Municipal de Mariana recebeu representantes de servidores dos Correios na Tribuna Livre.

O parlamentar autor do requerimento considera a discussão o primeiro passo para que a medida seja evitada e avalia que os Correios possuem papel fundamental na democracia. “É importante que haja mobilização, que a população se una para mostrar que esta decisão não é apoiada por nós, por isso vamos apresentar uma Moção de Repúdio nesta Casa que será encaminhada às autoridades competentes mostrando nossa posição e contamos com o apoio dos nossos pares”, declarou Cristiano.

Os empregados da ECT foram representados por alguns trabalhadores da ativa e também aposentados, além de integrantes da Associação dos Profissionais dos Correios Regional de Minas Gerais (ADCAP Minas). Roney Alves Horta, em nome da ADCAP Minas, ressaltou que os Correios são uma empresa do povo e que precisa ser reconhecida. “Os Correios possuem, além da função social, a relevância econômica, pois está presente em 41% dos municípios através do Banco Postal. Temos, também, mais de 1 milhão de encomendas entregues por dia, entrando na casa das pessoas, com capacitação e respeito. Precisamos da mobilização nacional para evitar essa medida, mas que ela comece aqui, na primeira Casa de Leis de Minas Gerais, com toda sua representatividade”, ponderou Roney. Além da abrangência, ele destacou a economicidade oferecida pelos Correios aos seus usuários, a exemplo do serviço da Carta Social com o custo de um centavo. “Estamos fazendo muito mais que um pedido, é um alerta”, disse o membro da associação em defesa da tese de que a privatização será danosa para os munícipes e, principalmente, aos moradores de vilarejos que são atendidos exclusivamente pela estatal.

Representantes dos Correios pedem apoio da Câmara de Mariana contra processo de privatização estatal

Crédito da foto: Ascom/CMM

Vereador de Mariana, Bruno Mól (MDB) manifestou-se a favor das privatizações. O parlamentar declarou respeito e admiração aos profissionais que se dedicam ao sistema de envio e entrega de correspondências em Mariana e destacou o tempo em que trabalhou na ECT e como proprietário de empresas de logística e e-commerce. Em seguida, defendeu sua opinião contrária à manutenção do modelo estatal. “Eu tenho um entendimento macro: o que representou para o Brasil a questão das privatizações e o que vai representar?”, argumentou o vereador. Bruno apontou a privatização da mineradora Vale como exemplo positivo de privatização e se mostrou convicto de que há ingerência na administração de estatais.

Em resposta, o representante dos profissionais dos Correios citou casos de países em que a privatização não gerou bons resultados. Entre eles, mencionou a privatização ocorrida na Argentina, em 1997, onde o Estado cancelou o contrato que previa uma concessão de 30 anos e reassumiu o controle da entrega de cartas.

Caso seja protocolada, a Moção de Repúdio será apreciada em Plenário para, se aprovada, ser distribuída a autoridades interessadas.