Menu

Corrida: Saiba quais os cuidados necessários para a escolha do tênis

07/10/2020 às 07:56
Tempo de leitura
2 min
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A corrida é considerada um esporte democrático por não exigir de muita infraestrutura para ser praticada. Um dos exemplos, é que o necessário é apenas um calçado apropriado e uma vestimenta confortável, com isso você já consegue realizar um treino de corrida. Devido a isso, uma dúvida comum no meio dos corredores é a escolha do tênis.

O principal questionamento dos praticantes que se associa com a escolha do calçado, é o tipo de pisada. Por muito tempo levamos em consideração que uma pisada pronada, supinada ou neutra precisaria de um tênis específico, porém já sabemos que existe uma complexidade maior. Quando analisamos a mecânica de movimento de um corredor, precisamos observar as interações dos segmentos do corpo de forma completa, considerar apenas a pisada reduzirá suas chances de acerto.

Outro detalhe importante sobre calçado é o cuidado que devemos ter quando decidimos mudar a característica do mesmo, de forma muito abrupta. Um tipo de tênis muito conhecido são os minimalistas. A principal característica dele é simular uma mecânica mais natural, próxima de uma corrida descalça. Por não ter o mesmo amortecimento do que um tênis tradicional na região do calcâneo, geralmente ocorre a mudança do primeiro contato com o solo de retro pé (região calcanear) para ante pé ou médio pé (região anterior do pé). Essa alteração na mecânica aumentará a exigência da musculatura da panturrilha, e também na região de tornozelo e pé, por isso será necessário um preparo se o corredor decidir mudar para um tênis minimalista.

Sendo assim, o principal critério para a escolha do tênis é o conforto. Apesar de diversos questionamentos e dúvidas, precisamos apenas de um tênis que não gere incômodos em nossos pés durante a nossa prática, independente do seu tipo de pisada. Para informações detalhadas sobre o seu movimento, procure um profissional especializado em análise biomecânica da corrida.