O Cruzeiro está na bronca com a arbitragem do Campeonato Brasileiro. E não é a primeira vez. A diretoria celeste prepara a terceira reclamação formal à CBF, com relação às más arbitragens, em menos de três meses. O protesto da vez se dá após um gol supostamente anulado, na última partida da equipe no Brasileirão, contra o Internacional, domingo (02), no Mineirão. No lance, o trio de arbitragem parou a jogada, alegando que o volante Bruno Silva cometeu falta em seu marcador antes de dar a assistência para o atacante Raniel estufar as redes coloradas. Mas os replays vistos e revistos não mostram nenhum tipo de infração do camisa 20 cruzeirense no lance. Tanto que nem os próprios jogadores colorados esboçaram qualquer tipo de reclamação.
Se todas as reclamações do time mineiro forem precedentes, os erros de arbitragem podem ter custado 15 pontos ao time celeste. Atualmente (22ª rodada) na sétima colocação, com 31 pontos, o Cruzeiro poderia, teoricamente, estar dividindo a liderança da competição com o São Paulo, com 46 pontos, se os erros apontados por seu staff técnico e diretoria não tivessem acontecido.
As outras duas reclamações da Raposa se deram após a pausa para a Copa. Primeiro no dia 06 de junho, quando a equipe se sentiu lesada por possíveis pênaltis não marcadas no empate contra o Vasco, em 1 a 1, no Mineirão, pela 10ª rodada do Brasileirão. A segunda foi no dia 19 de agosto, por um gol mal anulado contra o Vitória, numa partida que também terminou em 1 a 1, na Bahia, pela 19ª rodada do Campeonato Nacional.
A diretoria do Cruzeiro levou à CBF, junto da reclamação protocolada em agosto, uma coletânea de nove jogos em que a equipe se sentiu prejudicada por erros capitais da arbitragem. Confira a lista ao fim da matéria.
Esperamos um 2019 diferente na arbitragem brasileira. E já sabemos o nome da solução. E são apenas três letras. VAR!
Lista dos jogos e lances levados à CBF em que o Cruzeiro afirma ter sido prejudicado:
Fonte: globoesporte.com
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 22/04/2018 (domingo) – Impedimento não assinalado do ataque do Fluminense.
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 06/05/2018 (domingo) – Pênalti não marcado no zagueiro Dedé.
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 13/05/2018 (domingo) – Gol anulado do atacante Sassá.
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 06/06/2018 (quarta-feira) – Pênaltis não marcados no lateral Edilson e no atacante Raniel.
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 09/06/2018 (quarta-feira) – Gol de mão do atacante Bruno Silva e cartão amarelo para Rafael Sóbis, depois de reclamação por forte entrada do adversário.
PARANÁ CLUBE 1 x 1 CRUZEIRO
Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 13/06/2018 (quarta-feira) – Dois impedimentos mal marcados e com chances claras de gol do atacante Rafael Sóbis.
Motivo: 14º rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 22/07/2018 (domingo) – Falta no meia-atacante Arrascaeta em lance antes do gol do adversário e impedimento mal marcado do meia Robinho em jogada finalizada com gol do atacante Barcos.
Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 25/07/2018 (quarta-feira) – Falta de Ángel Romero no zagueiro Manoel e pênalti não marcado após toque na mão do zagueiro corintiano Henrique dentro de sua área.
Motivo: 17º rodada Campeonato Brasileiro
Data: 05/08/2018 (domingo) – Gol anulado do zagueiro Manoel. Juiz assinalou falta no lance.
Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 02/09/2018 (domingo) – Gol anulado do atacante Raniel. Juiz assinalou falta de Bruno Silva, autor do passe para gol.