Menu

Por descuido da CBF, Cruzeiro pode perder Dedé por até sete jogos

23/05/2018 às 01:40
Tempo de leitura
2 min

A convocação de Dedé para os suplentes da seleção para a Copa, muito festejada em Minas Gerais, pode se tornar um problema para o Cruzeiro. O zagueiro, que vem fazendo uma temporada espetacular pelo Cruzeiro, pode perder de três a sete jogos após descuido da CBF em não pedir uma liberação para os jogadores pré-convocados que atuam nas ligas organizadas pela Confederação.

O que acontece na situação é que o artigo 45 do regulamento da Copa do Mundo prevê que os jogadores inscritos na lista provisória não podem atuar a partir desta segunda-feira (ontem) devido à necessidade de um período de descanso aos convocados. Mas a questão é que com a decisão da comissão técnica de já convocar os 23 que irão à Copa, sem estarem em uma pré-lista, não se faz necessário esse descanso, pois os jogadores que vão ao mundial já têm ciência disso.

E não é só o Cruzeiro que pode sofrer com esse problema. Todos os jogadores pré-convocados para a lista dos 35 que atuam no Brasil ficariam impossibilitados de atuar pelos seus respectivos clubes. É o caso do zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo. E não obstante, isso cria um problema também para a comissão técnica do Brasil, pois diferentemente de outros anos, a comissão técnica não revelou o nome dos suplentes, já convocando os 23 jogadores do elenco direto. E se essa regra for mantida, o nome dos outros doze atletas terá de ser revelado, para que os times tomem conhecimento dos jogadores que irão perder. O que no efeito dominó também prejudicaria as equipes pelo pouco tempo de planejamento que restaria sem alguns de seus principais atletas.

Algumas entidades, como a CONMEBOL fizeram requerimentos para que os atletas pré-convocados pudessem atuar em seus torneios, como a Copa Libertadores, e foram atendidos. Mas a CBF não fez esse requerimento antecipadamente, o que coloca em risco a participação dos atletas da lista de suplentes nos jogos de suas equipes. Segundo a entidade, um pedido foi feito à FIFA para liberação desse jogadores, mas até então não foi divulgado um desfecho.

Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:26