Menu

Crea-MG disponibiliza cursos gratuitos de aperfeiçoamento técnico com certificado

Inscrições já estão abertas e as aulas serão ministradas online e gravadas
04/09/2023 às 12:58
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Engenheiros, agrônomos e geocientistas têm a chance de se aprimorar profissionalmente com cursos gratuitos oferecidos pelo Crea-MG, em parceria com entidades de classe. Para participar, é necessário possuir registro ou visto no Crea-MG e estar em dia com as obrigações junto ao Conselho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site https://qualificar.crea-mg.com.br/. As aulas serão ministradas online e gravadas, com a emissão de certificados ao término.

Esses cursos visam o aperfeiçoamento técnico e a valorização das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua. Segundo Eduardo Ribeiro, engenheiro civil e gerente do Colégio Estadual de Entidades do Crea-MG, esta é uma oportunidade para os profissionais se atualizarem e se qualificarem para enfrentar os desafios do mercado. Atualmente, já estão disponíveis seis cursos, com a previsão de mais de 100 no futuro. A seleção dos temas foi baseada nas demandas dos próprios profissionais, que indicaram suas preferências por meio de suas entidades de classe.

+ Instituto Federal anuncia abertura de 600 vagas em cursos on-line e 100% gratuitos

A realização desses cursos só foi possível graças ao apoio financeiro do Crea-MG, obtido por meio de um Chamamento Público lançado em fevereiro de 2023. Esse edital permitiu que entidades de classe desenvolvessem cursos online gratuitos e de curta duração. Os Chamamentos Públicos são uma prática adotada pelo Crea-MG desde 2015, destinados a projetos que promovam o aprimoramento técnico e a valorização profissional. Eduardo Ribeiro enfatiza que o objetivo é elevar o nível de qualificação dos profissionais.

Os cursos atualmente oferecidos abrangem uma variedade de tópicos, incluindo a elaboração de laudos de vistoria e inspeções com o uso de tecnologias como drones e câmeras termográficas, administração, fiscalização e diligenciamento de obras de engenharia, fundamentos de gestão de projetos, avaliação de desequilíbrio econômico-financeiro em engenharia e obras, ensaios geotécnicos de campo e laboratório, e serviços de conservação e manutenção de dispositivos de drenagem e sua importância para rodovias.