A temporada 2021 chegou ao fim e o Cruzeiro novamente não atingiu o objetivo esperado de subir para a Primeira Divisão. Com o treinador Vanderlei Luxemburgo no comando, a Raposa já está com o seu planejamento para 2022 em execução. O zagueiro Maicon foi anunciado como a primeira contratação do clube celeste para o próximo ano e outros jogadores já são mapeados para chegar à Toca da Raposa II. No entanto, há também os atletas que estão em final de contrato e já fazem as malas para deixar Belo Horizonte.
O volante Ariel Cabral e o atacante Rafael Sobis já confirmaram suas saídas do Cruzeiro. O goleiro Fábio, por outro lado, já acertou sua renovação com o clube celeste, aos 41 anos. Portanto, ainda há 12 jogadores com o futuro indefinido na Toca da Raposa II e o Mais Minas traz a situação de cada um para saber se fica ou se sai do time estrelado.
Saída certa
Joseph
O zagueiro de 26 anos chegou ao Cruzeiro por empréstimo em maio deste ano. Sem muito destaque, ele jogou apenas seis jogos na Série B do Campeonato Brasileiro, sendo cinco como titular. Com o seu contrato com a Raposa finalizando no dia 31 de dezembro, Joseph retornará ao Capivariano, de São Paulo, onde tem contrato até o final do ano que vem.
Rhodolfo
O zagueiro de 35 anos tem contrato com o Cruzeiro até esta terça-feira, 30 de novembro e não deve ter o seu vínculo estendido. Com muitas lesões, Rhodolfo fez apenas oito jogos neste ano.
Norberto
O lateral-direito de 31 anos fez 16 jogos pela Série B do Campeonato Brasileiro com o Cruzeiro. Ele assinou com a Raposa até o fim deste ano a pedido do então treinador Mozart. A última partida de Norberto foi na derrota fora de casa contra o Vitória, por 3 a 0, em que o jogador teve uma atuação para esquecer. Apesar de sua situação ainda estar indefinida, dificilmente o atleta continuará no clube celeste.
Keké
Emprestado pelo Tombense até o fim de 2021, o atacante de 26 anos fez apenas quatro jogos pelo Cruzeiro, sendo todos na condição de reserva. Ele somou apenas 65 minutos pela equipe e só esteve em campo sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.
Keké não está nos planos da comissão técnica para 2022 e, portanto, deve se despedir do clube celeste ao final do ano. Ele atuou por 17 minutos em sua estreia, diante do Guarani, pela 27ª rodada da Série B. Posteriormente, esteve em campo por 35 minutos diante do Coritiba, pela 29ª rodada. O atacante ainda jogou 11 minutos contra o Botafogo (30ª rodada) e ficou apenas dois minutos diante do Vila Nova (33ª rodada).
Eduardo
Com apenas nove jogos com a camisa celeste, Eduardo está emprestado pelo Primavera, de São Paulo, até o fim deste ano. O atacante de 22 anos não deve ter seu vínculo com o Cruzeiro estendido.
Futuro indefinido
Léo Santos
Uma das peças que foram anunciadas na grande leva de contratações do Cruzeiro, antes do clube ser punido com o transfer ban, o zagueiro Léo Santos ainda não tem continuidade garantida para a temporada 2022. Emprestado pelo Ituano até o fim da Série B, o jogador tem sua situação na Raposa indefinida.
O zagueiro de 27 anos foi a 19ª contratação a ser oficializada pelo Cruzeiro durante a temporada. Foram 12 jogos pela Raposa, sendo que a maior sequência (cinco jogos) ocorreu com Mozart, treinador que estava no comando cruzeirense quando Léo foi contratado. Com a camisa celeste, o zagueiro marcou dois gols.
Jean Victor
Com 13 partidas na Série B, o lateral-esquerdo de 27 anos tem contrato com o Cruzeiro até o fim deste ano. Ele teve um problema nos olhos que quase o tirou a visão. Quem revelou o fato foi o técnico Vanderlei Luxemburgo, comentando que a situação gerou bastante preocupação no Cruzeiro. Jean Victor teve um quadro de trombose, que poderia tê-lo deixado cego, o atrapalhando para a sequência da temporada.
Ainda não se sabe qual é o futuro de Jean Victor, que foi contratado na grande leva de jogadores que o Cruzeiro contratou antes de levar o transfer ban. Porém, o que se sabe é que o lateral-esquerdo está longe de ser uma grande prioridade do clube atualmente.
Henrique
Oitavo atleta que mais vestiu a camisa do Cruzeiro, com 524 jogos, Henrique não disputa uma partida há mais de um ano, quando esteve em campo na derrota por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa, no Mineirão, em 8 de outubro de 2020, pela 14ª rodada da Série B. Depois disso, ele lesionou o joelho direito e até hoje segue em tratamento.
Ao Superesportes, o técnico Vanderlei Luxemburgo disse que ele está em fase final de recuperação e que vai “esperar ver o que acontece”. Henrique tem vínculo até o fim deste ano, mas precisa ter o contrato estendido pelo tempo em que ficou parado por causa das três cirurgias que passou.
O último jogo de Henrique pelo Cruzeiro foi em outubro de 2020, pela Série B do Brasileiro. Ele esteve em campo contra o Sampaio Corrêa, no Mineirão. Depois disso, o volante de 36 anos se lesionou e passou por cirurgias no joelho direito.
Giovanni
Artilheiro da “era Luxa”, com cinco gols, Giovanni tem contrato com o Cruzeiro até o fim deste ano e o jogador já revelou que tem sido procurado por outros clubes, mas que vai esperar a Raposa se pronunciar. Ao todo, Piccolomo fez 31 jogos neste ano pela Raposa e além dos tentos, deu duas assistências.
Luiz Flávio
O meio-campista de 21 anos está emprestado ao Cruzeiro até o final da temporada, mas é jogador do América. Neste ano, foram 23 jogos disputados com a camisa celeste. Por questão contratual, o meia deve retornar ao Coelho na próxima temporada, já que a Raposa ainda não fez nenhuma manifestação para tentar a permanência de Luiz Flávio no clube.
Felipe Augusto
O meia-atacante de 29 anos fez 45 jogos na temporada com a camisa azul celeste, marcou cinco gols e deu três assistências. Seu contrato vai até o fim deste ano e seu futuro na Toca da Raposa II ainda é incerto.
Wellington Nem
Alcançando uma sequência que não obtinha desde 2019, quando estava no Shakthar Donetsk, da Ucrânia, o atacante Wellington Nem ainda não tem futuro garantido no Cruzeiro. Mas já expressou seu desejo de continuar na Raposa na próxima temporada.
O atacante de 29 anos chegou ao clube mineiro no meio do ano, ainda com Mozart no comando. Mas foi ganhar chances mesmo com Vanderlei Luxemburgo. Ao todo, foram 23 jogos, mas sem gols marcados. Deu duas assistências. O contrato de Wellington Nem com o Cruzeiro se encerra neste ano.
Fica até a metade de 2022
Alguns jogadores do Cruzeiro possuem contrato com o clube até a metade do ano que vem, como é o caso do zagueiro Eduardo Brock, de 30 anos, que tem o vínculo com a Raposa até maio de 2022. O jogador é titular com Luxemburgo e já manifestou interesse em uma possível permanência.
Um dos jovens destaques do time, o atacante Vitor Leque, de 20 anos, tem contrato de empréstimo também até o mesmo período de Brock, porém o Cruzeiro já adiantou que quer exercer a opção de compra, R$ 700 mil. Já o meia Marcinho, de 26 anos, tem contrato com o Cruzeiro até abril da próxima temporada. É outro jogador considerado como um bom valor em termos de opções.
Negociáveis
Destaques do elenco cruzeirense, atletas como o volante, de 22 anos, Adriano (vínculo até dezembro de 2022) e o atacante Thiago, de 20 anos, (contrato até dezembro de 2023) estão na mira de eventuais negociações. O Cruzeiro precisa realizar algumas vendas pensando no lado financeiro para 2022. pensando no caixa para 2022.
O atacante Marcelo Moreno, de 34 anos, vinculado à Raposa até dezembro de 2022, é outro jogador que constantemente é sondado por clubes do futebol sul-americano e está entre os cotados para deixar a Toca da Raposa II.
Adriano fez 43 jogos pelo Cruzeiro em 2021, marcou um gol e deu uma assistência. Thiago fez 29 partidas neste ano, marcou quatro gols e deu uma assistência. Marcelo Moreno disputou 19 jogos, fez seis gols e deu uma assistência.
Outros términos de contratos de jogadores do Cruzeiro
- Lucas França até dezembro de 2023
- Ramon até dezembro de 2023
- Matheus Pereira até junho de 2023
- Lucas Ventura até dezembro de 2022
- Matheus Neris até dezembro de 2022
- Vinícius (goleiro) até dezembro de 2023
- Raúl Cáceres até dezembro de 2022
- Rômulo até dezembro de 2023
- Marco Antônio até dezembro de 2022
- Bruno José até dezembro de 2024
- Zé Eduardo até dezembro de 2023
- Claudinho até julho de 2025