Menu

Deficiência Auditiva ou Surdez. Independente da Nomenclatura o Importante É Evitar, Quando Possível

08/11/2017 às 21:03
Tempo de leitura
3 min

Assunto bastante comentado durante esta semana – devido ao fato de ter sido tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)- foi a deficiência auditiva e surdez. Primeiramente é válido frisar a diferença entre estes termos que causaram polêmica nos últimos dias. A deficiência auditiva ocorre quando ocorre perda parcial ou total na capacidade de ouvir sons, enquanto a surdez é caracterizada pela perda total desta capacidade.

A deficiência auditiva pode ocorrer tanto de forma congênita, estando relacionada a fatores como má formação e  hereditariedade, bem como pode ser adquirida, por meio da exposição prolongada a ruídos, ou em decorrência  do processo de envelhecimento, por exemplo.

A intenção aqui é mostrar que a nutrição está associada à perda de audição, visto que o diabetes, as dislipidemias e as doenças da Tireoide e as cardiovasculares podem causar a perda auditiva, sobretudo após os 40 anos de idade. É sabido que todas essas patologias citadas podem ser prevenidas por meio de uma alimentação saudável.

Uma nutrição adequada tem caráter preventivo, visto que alguns estudos mostram que deficiência de alguns nutrientes pode causar perda auditiva. Recomenda-se para a manutenção de uma boa audição o consumo de folato (presente nos vegetais verdes escuros como brócolis e espinafre) e antioxidantes dentre eles as Vitaminas A (encontrada nos vegetais amarelo alaranjados como cenoura, manga e mamão), C (presente em frutas como goiaba, acerola e laranja) e a Vitamina E (encontrada em grãos integrais e óleos vegetais como de girassol, soja, oliva, etc.).

Os hábitos saudáveis são a chave para se alcançar a longevidade nas melhores condições possíveis. Uma alimentação equilibrada é de extrema importância para o bom funcionamento do nosso corpo nos mais amplos aspectos, visto que está diretamente relacionada à manutenção do bom desempenho dos nossos 5 sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão).

O envelhecimento é inevitável e com ele podem ocorrer perdas de  parte de algum desses sentidos, causando deficiências como por exemplo da audição, por isso devemos nos certificar de aderir a medidas para evitar  essas perdas, medidas essas que podem ser simplesmente resumidas como a adoção de uma vida saudável desde a fase jovem.

Leia Também:

Última atualização em 19/08/2022 às 12:06