Menu

Como colocar dentes de porcelana? O Guia simplificado!

26/08/2021 às 00:11
Tempo de leitura
5 min
Foto: Biblioteca de imagens do Canva
Foto: Biblioteca de imagens do Canva

A procura por como colocar dentes de porcelana é uma tendência crescente entre pacientes odontológicos. Esse procedimento pode envolver diversas técnicas diferentes e solucionar desde problemas estéticos até a saúde dental de jovens e adultos. No entanto, é preciso entender como funciona o tratamento para poder realizá-lo em segurança.

A porcelana é um material cerâmico de alto desempenho nos procedimentos odontológicos e por isso é o queridinho dos dentistas. Como a aparência do material também é extremamente uniforme e agradável, os pacientes estão cada vez mais interessados na técnica.

Se você quer saber como colocar dentes porcelana, qual procedimento escolher e como ele será feito, continue a leitura e tire suas dúvidas. Até porque, sabemos o quanto o resultado pode ser incrível, e você pode mudar
completamente o seu visual.

Por que utilizar a porcelana no tratamento dentário?

Como mencionamos, a porcelana é um material de alto desempenho nos tratamentos dentários e apresenta diversos benefícios. Alguns dos fatores que fazem esse tipo de cerâmica ser a preferida dos odontologistas são:

● Durabilidade e resistência prolongada;
● Uniformização da superfície e cor do dente;
● Correção de manchas brancas e amareladas;
● Alinhamento do sorriso e correção estética dos dentes.

A partir disso, inúmeros tratamentos são desenvolvidos. Alguns exemplos são: como colocar dentes porcelana por facetas ou lentes de contato ou prótese dentária fixa, como pônticos dentários e coroas. Contudo, esses últimos estão relacionados a substituição do dente original por razão de deterioração ou outro problema similar. Dessa forma, as facetas e lentes estão mais ligadas aos procedimentos estéticos.

Como colocar dentes porcelana: facetas ou lentes de contato?

Atualmente, as duas principais técnicas utilizadas para renovar o sorriso com porcelana são as facetas e as lentes de contato. Cada uma apresenta um tipo de espessura e envolve um desgaste diferente do dente.

Somente um profissional pode avaliar qual a técnica mais indicada para um paciente, mas entender sobre elas ajuda na tomada de decisão. Pensando nisso, veja abaixo como colocar dentes porcelana com facetas se diferencia das lentes de contato.

Como colocar dentes porcelana com facetas

As facetas são aquelas usadas para deixar o sorriso perfeito. Além disso, com alinhamento impecável e cor 100% uniforme. Elas servem para corrigir maiores deformidades da arcada dentária e ficaram muito populares nos últimos anos. Portanto, quando se ouve falar em colocar dentes de porcelana, normalmente é sobre essa técnica.

Contudo, ainda existem muitos profissionais que usam técnicas muito desgastantes para a instalação das facetas. Visto que esse desgaste pode ocasionar problemas futuros para a mordida e mastigação, por exemplo, o ideal são procedimentos conservadores. Esse tipo de procedimento tem por objetivo desgastar minimamente o dente natural para encaixar a faceta de porcelana.

Como colocar dentes porcelana com lentes de contato?

Por outro lado, as lentes de contato são bem menos espessas e exigem um desgaste menor do dente original. Usadas para corrigir pequenas imperfeições de cor e tamanho, sendo um procedimento mais simples.

O resultado do tratamento tende a deixar a aparência do sorriso mais natural, preservando as características do dente. Apesar disso, as lentes não são tão eficientes para correções de dentes muito danificadas. É bastante fina, oferecendo pouco suporte para a estrutura dentária. Por esse motivo, estão sendo usadas técnicas que aliam lentes de contato, facetas e restaurações em porcelana para recuperar totalmente a saúde e estética dos dentes.

Como escolher o melhor procedimento para colocar dentes de porcelana?

Existem algumas formas de simular os dentes de porcelana antes e depois para saber como o seu sorriso deverá ficar. O uso dessas simulações ajuda na escolha, uma vez que o resultado estético precisa ser totalmente satisfatório para o paciente. Mais do que isso, os dentes de porcelana precisam permitir que o paciente se sinta confortável, sem atrapalhar a mastigação ou fala, por exemplo.

Esse tipo de previsão do resultado é feito com softwares, mas também pode ser utilizada uma espécie de molde chamada mockup. Com esse molde, o paciente e o dentista podem testar as técnicas e encontrar o melhor procedimento com mais precisão na escolha. Logo, na consulta com o odontoespecialista, acompanhe essas simulações para entender com mais clareza as recomendações do profissional.

Considerações finais

Agora você já sabe como colocar dentes de porcelana, e que envolve técnicas e análises específicas para cada caso. Então, siga as dicas para escolher o método certo e obter o melhor resultado no seu sorriso. E claro, não abra mão se consultar sempre com profissionais especialistas no assunto e de confiança. Até porque, por mais simples que seja o processo de colocar porcelana nos dentes, todo o processo deve ser realizado por um profissional, a fim de obter os melhores resultados. Nos vemos em breve.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:39