20.9 C
Belo Horizonte
terça-feira, 27 setembro 2022

Falta pouco para o natal! Veja dicas para a árvore

Árvores de Natal temáticas são tendência para este ano

Cinco tendências de decoração para o Natal 2022

Embora ainda estejamos, relativamente, longe do Natal...
Portal Mais MinasDicasComo fidelizar clientes no marketing digital

Como fidelizar clientes no marketing digital

Fidelizar clientes custa muito mais barato do que trazer um novo. Entenda como isso é importante para a organização, aumentando sua reputação e sua lucratividade.

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização de um cliente é fazer com que o consumidor tenha plena confiança em sua marca e no produto ou serviço que a organização oferece. É importante ter um excelente relacionamento com ele, para que se sinta exclusivo.

Por que é importante a fidelização?

Para começar a vender e fazer o cliente querer voltar, é preciso entender a necessidade dele, para que seja entregue conforme o seu querer e a sua procura, dando a solução para o seu problema.

A partir do momento que o negócio tem o cliente fidelizado, é possível começar a calcular o retorno de investimento, passando a entender o custo de aquisição e o tempo de vida que esse comprador tem com a empresa, e saber o quanto irá faturar com a permanência dele.

Esses cálculos dão margem para compreender a importância de atender bem um cliente e ele se tornar fiel. Existem alguns benefícios feitos pela fidelização dos consumidores, que são:

  • O cliente volta a comprar com a empresa;
  • Cliente permanece ao lado da organização;
  • Feedback dos clientes;
  • Clientes fidelizados custam menos;
  • Embaixadores da marca.

Todos esses pontos são vantagens do processo de fidelização do freguês. Entenda agora alguns outros. 

  1. A volta do cliente

Quando o cliente compra uma vez, ele se torna um consumidor que testou o seu produto. Por muitas das vezes, é importante analisar, que o comprador procura nada mais do que uma experiência. Ele passa a comprar da marca apenas pelo atendimento, preço e qualidade.

  1. Cliente permanece ao lado da organização

O cliente fidelizado permanece ao lado da empresa, e dificilmente ele troca de marca. O que faz ele permanecer, é justamente a experiência que ele teve com o uso do produto e o bom relacionamento.

Essa vivência toda é confirmada quando o consumidor precisa de um suporte, e a empresa está pronta a atendê-lo.

Tudo isso é feito a partir do momento em que se constrói uma boa relação com o cliente.

  1. Feedback dos clientes

Os clientes fidelizados, dão feedback verdadeiros. Quanto mais próximo ele for, mais críticas construtivas ele vai fornecer. 

Um comprador fidelizado pode promover a sua marca para amigos, familiares e até mesmo grandes empresas.

  1. Embaixador da marca

Um cliente fidelizado é um embaixador da marca, que sempre se encontra presente nos eventos oferecidos, como lançamentos, novidades e promoções.

  1. Clientes fidelizados custam menos

O custo de aquisição por cada cliente, é abaixo do que gastar uma grande parte do dinheiro investido para atrair e vender a um novo. Ao conseguir manter o consumidor, passará a mostrar que os serviços e produtos oferecidos são de qualidade.

  1. Colaboradores de qualidade

Ser vendedor não é só pensar no lado financeiro, é preciso também gostar do que faz e ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas. O bom relacionamento gera um lucro maior. 

O segredo de manter a fidelização do cliente no marketing, é estar preocupado com as necessidades dele.

É necessário que o colaborador tenha uma boa gestão de startups e empreendedorismo digital, que basicamente vai promover a inovação e a criação de resoluções totalmente eficientes para o problema de cada consumidor.

Ajude a solucionar os problemas do seu cliente. Quanto mais preocupação você mostrar com ele, mais aproximação terá.

É necessário conhecer o seu público-alvo, e se colocar no lugar dele, o conhecendo e estudando o seu nicho de mercado e a sua segmentação. 

Para uma melhor experiência técnica, o vendedor poderá cursar uma faculdade de vendas online para aprimorar seu conhecimento na área.

Você deve ser o principal consultor de tudo o que acontece dentro da empresa, ninguém conhece todas as informações como você mesmo, como, missão, visão e valores.

Existem vendedores que não sabem a mínima informação da companhia, dos clientes, dos colaboradores, dos fornecedores, parceiros e patrocinadores, ou seja, dos envolvidos na cadeia de ação.

Você precisa detectar dentro da sua equipe, qual perfil para vendas está disponível, se tem profissionais focados na prospecção, ou seja, na atração de novos clientes, aqueles que fazem mais ligações, visitas e dão apoio no pós-venda.

Geralmente, existem uns que são focados no cliente final e outros que dão um enfoque a mais nos negócios da empresa. Basta saber gerenciar bem a equipe para que tenha uma boa gestão de marketing e branding.

O branding atribui os valores da marca e o marketing passa a promover os produtos, é importante que essa gestão seja eficaz para que ambos possam ser feitos no tempo certo.

Técnica para fidelizar clientes

Existem algumas estratégias no marketing digital que podem ajudar na fidelização desses clientes.

  1. Redes sociais

Tenha uma boa imagem nas redes sociais, esteja sempre presente nas postagens de conteúdo e na interação com os consumidores para que se sintam diferentes.

Forneça um atendimento eficiente, caso eles precisem tirar alguma dúvida, sempre esteja presente a saná-las da melhor forma possível.

É necessário ter conteúdos que sejam atrativos e compatíveis com o perfil de cada usuário. Além dessas questões, é possível fazer a aplicação do marketing de relacionamento.

  1. Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é um conjunto de ações que é colocado em prática no seu negócio para criar e manter um relacionamento positivo com o cliente.

Para um bom relacionamento, poderá oferecer alguns benefícios como, brindes, promoções e atendimentos personalizados, isso irá garantir que esses clientes sejam fiéis ao produto ou serviço que a marca oferece.

Uma equipe bem motivada e informada, vai atender o cliente com o maior entusiasmo e energia positiva desde o primeiro contato. É importante que o colaborador faça o curso de gestão comercial ead para que possa ficar por dentro de todos os comerciais da área.

Isso fará a diferença, as pessoas compram através da motivação, e isso é essencial para gerar uma comunicação segura.

É necessário que a boa relação comece na venda e se estenda até o pós-venda,  conquistando o cliente e fazendo com que ele seja fiel. Com boas aplicações, passará a fidelizar os clientes usando do marketing digital.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: