O que você procura?


Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item

Conheça os variados tipos de cama e descubra qual é ideal para você

Elis Bohrer 4 de novembro de 2021 às 07:33
Tempo de leitura
6 min
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Pensar sobre cama é pensar sobre conforto, qualidade do sono e consequentemente, qualidade de vida. Existem variados tipos de camas e colchões. Algumas pessoas preferem uma cama espaçosa, enquanto outras, por incrível que pareça, na hora de dormir escolhem camas menores que entregam a sensação de acolhimento.

Muitas pessoas podem se sentir cansadas ao longo do dia, pois a correria cotidiana pode não permitir tempo para refletir sobre questões mínimas, mas que merecem cuidado. Muitos até desconhecem o melhor tipo de cama para se acolher durante uma das melhores horas do dia, a hora de dormir. Você já pensou sobre isso? Sobre qual cama seu corpo pode preferir?

Para elucidar mais esse assunto, nós trouxemos algumas considerações e modelos. Pois quando se reflete a cama, é preciso analisar outros aspectos que estão para além da estrutura, no popular, a carcaça da cama, como todo o seu contexto como o colchão, as roupas de cama, travesseiros, posicionamento do móvel no quarto, entre outros.


Camas

As camas mais comuns encontradas no mercado são as de casais e solteiros, mas elas possuem algumas especificidades importantes que podem influenciar na escolha do consumidor. Veja!

Tamanhos

O comprimento e largura de uma cama é importante pois eles devem acompanhar a estrutura dos corpos que irão utilizar todos os dias. Em razão disso, o biótipo, tamanho do quarto, outros móveis devem ser considerados.

Quando se pondera tamanho de cama é preciso considerar o tamanho de quem vai utilizá-la. 

Veja os tamanhos de cama de solteiro padrão, apresentados pelo mercado atualmente:

  • 78 centímetros de largura por 1,88m
  • 88cm de largura por 1,88cm de altura

A vantagem da cama de solteiro está no preço, pois podem ser encontradas a partir de R $180 aproximadamente e para quem possuir um quarto pequeno é uma peça que não ocupa muito espaço.

Agora conheça os tamanhos padrão de cama de casal:

  • 1,38m de largura por 1,88m 
  • King size: 193cm de altura X 203cm de largura

Intermediários

Existem alguns tamanhos de camas que podem ser considerados intermediários, pois podem ser usados tanto por solteiros, como por casal, dependendo, é claro, dos corpos dos usuários.  São esses tipos:

  • Queen size: 198cm de altura X 158cm de largura e
  • Viúva: 120cm de altura x 200cm de comprimento.

As tradicionais camas de madeira ou ferro ainda existem?

Nos tempos atuais o mercado está atuando mais com camas box conjugadas do que as tradicionais camas de madeira ou de ferro, pois além de terem caído no gosto dos consumidores, podem ser mais baratas.

Ainda assim existem pessoas que preferem os antigos modelos, seja por questões estéticas, nostálgicas ou conforto e durabilidade mesmo. Neste caso a boa notícia é que até o momento é possível encontrar esses tipos de peças. O ponto negativo só está no valor.

Tipo de cama ideal para cada pessoa

Definir um tipo de cama ideal para as pessoas pode tornar este artigo vazio e sem fundamento, entretanto, há algumas informações que podem contribuir na hora de escolher.

Vamos usar como base alguns portes físicos variados, para fazer uma predefinição de qual modelo nossos leitores devem escolher, entretanto salientamos que a avaliação sempre deve realizada pelo consumidor, pois cada um as de suas necessidades.

Pessoas mais fortes

O box, ou seja a estrutura que vem embaixo do colchão deve acompanhar o peso dos usuários do produto . No caso de pessoas obesas, o correto é escolher um box casal que suporte no mínimo 250 quilos.

De aço também podem ser uma opção, pois são resistentes.

Pessoas muito altas

As pessoas mais altas devem se atentar ao comprimento do leito antes de fechar o negócio, do contrário, correm o risco de ficar com os pés para fora, o que seria muito desconfortável e desgastante.

Ainda que haja a opção de trocar a peça, o ideal é evitar transtornos, pois o comprador pode acabar tendo que pagar mais dois fretes, o para levar a cama de volta para a loja e o para trazer a nova.

Pessoa magras

Pessoas mais magras são mais propensas a sentirem frio, ou até mesmo uma fragilidade ou a necessidade de maior acolhimento para dormir, propriamente do corpo magro. Porém não são todas.

Vamos nos ater ao primeiro grupo que deve refletir se uma cama muito larga não vai lhe causar a sensação de “ninho vazio” demais.

Pessoas baixas

A mesma regra acima pode ser aplicada para pessoas mais baixas.

Colchão

Se tratando de colchões os gostos podem ser muitos. Alguns preferem colchões em “fofinhos” e macios demais, outros gostam deles bem duros e tem aquele grupo de pessoas que ficam no meio termo, “nem ao céu e nem ao inferno”.

É importante aqui dar atenção ao que suas costas dizem, sim o nosso corpo fala bastante, só precisamos de tempo e paciência para ouvi-lo.

Logo não se tem um padrão específico, vai da preferência de cada um, com uma ressalva para as pessoas mais idosas, que podem necessitar, muitas vezes, de colchões ortopédicos, para que não sintam dores ao longo do dia, proveniente de um colchão muito ruim.

Rouparia

Mesmo que algumas promoções sejam tentadoras, algumas roupas de cama não valem a pena adquirir, pois podem possuir um material e tecido muito inferiores que pode resultar em muito calor, coceiras e alergias, entre outros desconfortos.

Sem contar, que roupas de camas com tecidos muito ruins podem encolher ou até mesmo rasgar, logo na primeira lavagem.

O melhor tecido para lençol, por exemplo, é o algodão egípcio. Ele também deixa as fronhas dos travesseiros mais confortáveis, garantindo noites tranquilas de sono.

Travesseiro

O travesseiro é uma peça complicada, que também deve ser escolhida com cautela, pois os altos ou baixos demais podem causar muitas dores nas costas e até mesmo na coluna.

No tocante ao travesseiro, os mais comuns de serem encontrados são os compostos por plumas ou penas de ganso, por fibras e por espuma. Sendo o de plumas de qualidade superior, mas existem tipos de fibras que são muito boas também, como as siliconadas.

Há opções menos populares como os travesseiros de: molas; microfibra; bambu e flocos de espuma.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com alguém especial!

ATENÇÃO: Ao copiar uma matéria do Mais Minas, ou parte dela, não se esqueça de incluir o link para a notícia original.