Que atire a primeira pedra quem nunca apelidou uma refeição de gororoba, de forma carinhosa, ou mesmo pejorativa. Mas de onde surgiu essa palavra, e qual o significado?
Geralmente utiliza-se o termo gororoba para se referir a uma comida muito misturada ou mesmo ruim/ mal feita.
Uma das possíveis explicações para o surgimento da palavra vem do tupi antigo, onde karu significa refeição e roba significa amargo; ou seja, trata-se de uma refeição amarga. Outra possibilidade é a associação com a palavra “goro”, que se refere a aquilo que não se concretizou, assim como ovo goro que se trata do ovo que não é fértil: o ovo choco. Dessa forma, gororoba poderia indicar algo que não deu certo.
Em suma, gororoba, na maioria das regiões significa uma comida de aparência estranha, repulsiva, não necessariamente de sabor desagradável. Geralmente denomina aquela refeição onde se mistura todas as sobras de alimentos contidas na geladeira, para preparar rapidamente um prato.
A linguagem coloquial é bastante rica, muitas expressões são apenas reproduzidas sucessivamente até que se tornem populares, e assim, muitas vezes, com o passar do tempo nem entendemos o significado daquilo que falamos frequentemente. Esse é o caso da gororoba, que cada um pode ter sua interpretação particular, sem que saibamos exatamente qual o sentido original da palavra, mas que conseguimos facilmente entender o significado da palavra pelo contexto em que foi inserida.