Menu

Enem 2019 começa neste domingo (3) com 5,5 mi de candidatos

03/11/2019 às 10:32
Tempo de leitura
3 min

Neste domingo (3) começa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, com 5.095.308 candidatos, o menor número de inscritos desde 2010. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 4,5 milhões de pessoas já checaram o seu local do exame até 17h30 deste sábado (2), ou seja, 11% dos candidatos ainda não sabem onde farão as provas até a tarde de ontem.

Para conferir o endereço do local da prova, basta checar no “Cartão de Confirmação da Inscrição”, que está na “Página do Participante” do Inep. Para acessar o cartão, é necessário fazer o login com o número de CPF e senha.

Horários

  • Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
  • Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)
  • Início das provas: 13h30 (horário de Brasília)
  • Encerramento das provas: 19h (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia) (horário de Brasília)

    Prova

    No primeiro domingo de Enem serão 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação, com duração de cinco horas e meia de duração.

    A segunda prova acontece no próximo domingo, dia 10, com 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. Para esta, serão apenas cinco horas de duração.

    O gabarito oficial do Enem será divulgado entre os dias 11 e 13 de novembro.

    Sisu

     

    Os participantes da prova do Enem que tiverem interesse em se ingressar na rede pública de ensino superior, irão cadastrar suas notas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Recentemente, essa plataforma tem dado oportunidades cada vez maiores para concorrer a vagas em Universidades internacionais, como é o caso de Portugal, que oferta vagas em 42 instituições.

    Dicas

    Não adianta apenas estar relaxado e preparado fisicamente e mentalmente. É necessário se lembrar também de coisas básicas e extremamente necessárias para a realização da prova:

    Leve documento oficial de identificação com foto. Pode ser o RG, passaporte, carteira de trabalho, CNH ou outros documentos que constam no edital do Enem.

    Lembre-se que a caneta usada na prova deve ser caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta.

    É aconselhado levar seu cartão de confirmação de inscrição impresso, facilitando o acesso ao local e a sala de prova.

    Lembre-se dos objetos proibidos, como por exemplo: folhas, boné, fone de ouvido, lápis, borracha, celular, relógio ou livros.

    Para ter mais dicas sobre, clique aqui.

COMENTÁRIOS