“O Amigo do Rei”: entra em cartaz filme que retrata o rompimento da Barragem de Fundão

0 comment

Nessa quarta-feira (7), acontece a pré-estréia do filme “O Inimigo do Rei”, com produção de André D’élia. O longa-metragem retrata o rompimento da Barragem de Fundão, que devastou o distrito de Mariana, Bento Rodrigues. A exibição da obra cinematográfica acontece às 21h20, no Cine Belas Artes, em Belo Horizonte.

Além da exibição do longa, um debate será feito com participação de Apolo Heringer Lisboa, ambientalista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e também do próprio diretor do filme, André D’élia.

Começado a ser produzido cinco meses após a tragédia, o filme mescla um pouco de documentário com a ficção. O diretor buscou trazer um pouco dos bastidores do crime, criando personagens para ilustrar a relação íntima entre a mineração e a política. A ideia é trazer a negligência das empresas mineradores Vale, Samarco e BHP, junto dos deputados federais, do governador do estado, Fernando Pimentel (PT), e da presidente da República, Dilma Roussef (PT).  E também, trouxe registros das famílias que foram atingidas pela lama, perdendo todos os bens de valor material e sentimental.

A produção audiovisual conta com a participação dos atores Rafael Golombek, João Signorelli e Tony Giusti no elenco, e estará em cartaz do dia 8 até 14 de agosto, com possibilidade de extensão, caso haja grande público em sua audiência. Para comprar seu ingresso, acesse www.belasartescine.com.br/filme/o-amigo-do-rei.

Assista o trailer:

Rompimento da Barragem

O rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, aconteceu no dia 15 de novembro de 2015. A tragédia é considerada o maior desastre ambiental da história do Brasil. Os rejeitos do minério, junto à lama, atingiram o Rio Doce, que tem uma área de drenagem com cerca de 86.715 quilômetros quadrados, sendo 86% em Minas Gerais e o restante no Espírito Santo, abrangendo 230 cidades que o utilizam como subsistência. Além disso, o crime ambiental, de responsabilidade da mineradora Vale, deixou 19 mortos.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS