Menu

Conheça 4 filmes de Guerras Mundiais, que abordam temas reflexivos

17/10/2022 às 22:16
Tempo de leitura
4 min
Frame de O Jogo da Imitação
Frame de O Jogo da Imitação

Para os amantes de história, um dos temas cinematográficos que não podem faltar na lista de filmes, com toda a certeza, estão relacionados aos tempos tristes das guerras. Fato verídico que ainda reflete nos dias de hoje, a tristeza daquele tempo. Sendo assim, confira alguns filmes repletos de honra que agregam a reflexão acerca daquele tempo com um arcabouço e um repertório prestigiado de conhecimentos e emoções.

O jogo da Imitação

YouTube video

Não só para quem gosta de filmes sobre a história diante dos emblemas de guerra, o filme O Jogo da Imitação também transcende além do tempo, com a invenção do que podemos dizer, de um primeiro computador lógico, os fãs da tecnologia também estão inseridos ai. Alan Turing, um matemático de 27 anos daquela época, foi designado para traduzir, por meio de códigos, as conversas de alemães com o intuito de facilitar as estratégias de guerra dos ingleses. Nesse sentido, Alan sendo um gênio, trabalha com uma equipe que tenta por inúmeras vezes traduzir a linguagem alemã. A personalidade de Turing era algo diferente entre os demais, o que trazia alguns conflitos internos e externos às vezes. Baseado em fatos reais, foi necessário que o jovem aprendesse a trabalhar em equipe e compartilhar os seus talentos. Um prodígio que ajudou a humanidade com uma descoberta incrível, vale a pena assistir e entender um pouco sobre essa história, além de apresentar um final surpreendente que não pode existir spoiler.

O Pianista

YouTube video

Um filme digno de vários prêmios do Oscar, aborda a história de uma família Judia que tenta sobreviver em meio ao caos do holocausto e da perseguição do governo de alemão daquela época. O pianista polonês Wladyslaw Szpilman, interpretado por Adrien Brody, é o protagonista que tocava nas rádios de Varsóvia que foi um grande exemplo para a sua família. A realidade desse filme se submete a algo tão verídico que é como se estivéssemos dentro daquela época, a emoção e a tristeza são algo que se misturam. Andrien e a sua família são capturados e mandados para um campo de concentração e, daí em diante, a sobrevivência passa a ser uma luta diária. Depois de estarem juntos, Brody é o único que consegue fugir e enfrentar as diversas situações de risco a ponto de nos deixa aflitos, uma situação que reflete um talento que se foi trocado pela busca da sobrevivência, um filme de se prender do inicio até o final.

Bastardos Inglórios

YouTube video

Estrelado com Brad Pitt, esse filme tem um leve molde de sátira e carrega consigo um enredo muito curioso e dinâmico, um filme diferente mas que apresenta excelente conteúdo. Abordando a Segunda Guerra Mundial, na França, local que foi tomado pelos Nazistas naquele período, um grupo de soldados secretos liderado por Aldo Raine( Brad Pitt) tenta matar o maior número de nazistas possíveis, de modo a deixarem a sua marca registrada, para que os nazistas saibam quem fez tal ato. Nesse sentido, além do grupo também existe uma atriz que os ajuda, uma garota que é proprietária de um cinema e planeja derrotar alguns nazistas. Um filme com muitos vai e vens que também reflete as atrocidades feitas com o povo Judeu e outras nações, de maneira a trazer outros pontos cruéis da história do nazismo.

1917

YouTube video

Outra obra ganhadora do Óscar, com um lançamento recente nos cinemas, esse filme tem como tema a Primeira Guerra Mundial. Os efeitos visuais e sonoros são algo que chamam à atenção durante a passagem dos acontecimentos, um filme sem cortes que atravessa juntamente com dois soldados britânicos, uma missão quase impossível de passar pelo território inimigo para entregar um recado a outro pelotão, um fato que poderia mudar o destino da história. O tempo, os imprevistos e a solidão passam a ser os melhores amigos desses dois, além da fé que também é algo que da para sentir durante as expectativas do filme. As famosas trincheiras daquela época, se tornam moradia dos dois jovens soldados. A coragem e a atitude, são características que não faltam nessa obra ganhadora de diversos prêmios.