Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e siga-nos no Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Neste sábado, 7 de março de 2020, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, juntamente com a Vale, resolveu que irá realocar os alunos e docentes da Escola Municipal Meridional para outro estabelecimento de ensino. Por hora, as aulas no educandário estão suspensas após a Vale ter feito uma reavaliação técnica de parte da pilha de estéril de Morro da Mina, operação de manganês da Vale, localizada próximo à escola, que apresentou índices que requerem uma atenção especial com relação à sua estabilidade.
Para a Prefeitura de Lafaiete, a Vale se comprometeu em apresentar, já na próxima semana, alternativas de alocação provisória dos alunos, visando garantir a continuidade das aulas sem prejuízo aos mesmos.
Ainda nas tratativas com a empresa, ficou firmado o compromisso da doação ao município de um terreno e a construção uma nova escola na região pela mesma.
Participaram da reunião com a Vale, o prefeito Mário Marcus e o Secretário de Educação, Moises Matias, além do Diretor de Convênios, José Silvestre. A Defesa Civil Municipal também participou das reuniões e informa que continuará acompanhando o monitoramento dos procedimentos da VALE em relação a pilha de estéril.
https://www.facebook.com/prefeituralafaiete/videos/218200882705152/?__xts__[0]=68.ARAKmRI0C_q1BiycpTKRH-TWpS4sVMNDssgXr8Bmem3MNUE-LEJuf1w2YlIX5ubUb8mWqewpzpYq7QZRFO3liTs6txtOTBVamSE6LhRayABTd9M_UZ5ML0ijsKM_zXVcmVNYL6cW4o5jrJQEzbMgzgeXOK57abxXcgmrvHHhy2-giS9lqtlaq5VIQ4EdTrI-sWHJnO3j9WtooktmZVDIdtc-ZjwuytfFDyaFduI3hW-ilHAFzLOnk6NDBGKJG2UHxFC7Zy3iGQsZt3oQeReVXjtmab7H7AadptQJedYttJPZ5omkkBQY5218w-SY1cCXM709W0EbwZf0911SwiP9lzMyrOdSTyIF4E–fw&__tn__=-R
Em nota, a Vale informou que “dará toda a assistência necessário para que as atividades da escola sejam continuadas com o menor impacto possível para alunos e corpo docente até que a situação seja normalizada“.