Menu

Especial Campeonato Mineiro 2020: Tombense, o campeão nacional de Tombos

16/01/2020 às 15:00
Tempo de leitura
4 min

Na próxima semana se iniciará o Campeonato Mineiro de 2020 – Módulo I. Esta será a 106ª edição daquele que é um dos mais tradicionais estaduais do país. E para iniciar a temporada nas Minas Gerais, o Mais Minas preparou uma série de matérias especiais sobre os clubes que disputarão a divisão principal do torneio. Depois de Tupynambás e Boa Esporte, é a vez do Tombense.

Localizado na Zona da Mata mineira, mais precisamente em Tombos, na divisa com o Rio de Janeiro, o time alvirrubro foi fundado no dia 7 de setembro de 1914. Mais de 100 anos depois, o Carcará saiu do amadorismo para figurar na elite mineira e ser campeão brasileiro.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Tombense, o campeão nacional de Tombos

Tombense em ação contra o Cruzeiro no Campeonato Mineiro de 2019 – Créditos da foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Mesmo com 105 anos de idade, o Tombense Futebol Clube tem um pequeno tempo de história no futebol profissional, pouco mais de 20 anos. Contudo, esse período foi o suficiente para a equipe galgar, em alguns anos, um lugar na primeira divisão mineira e na Série C do Brasileirão.

Transição para o profissionalismo

No final do século XX, o Tombense passou a ser comandado pelo conceituado empresário Eduardo Uram, conhecido no meio futebolístico. Além dele, Lane Gaviolle, ex-jogador da equipe vermelha, também participou da ação. Ele é o presidente do clube até hoje.

Desde então, o “Valente de Tombos” vem colhendo frutos e crescendo no cenário estadual. Em sua galeria, o Tombense ostenta dois títulos da Segunda Divisão Estadual, em 2002 e 2006, equivalente ao terceiro nível do futebol de Minas Gerais, um Troféu do Interior, em 2013, além de sua maior conquista: o Campeonato Brasileiro da Série D, vencido em 2014.

Além dos títulos, a mudança de gestão rendeu ao clube uma reforma em seu estádio, além da construção de uma concentração.

Jogadores emprestados

Uma curiosidade do Tombense é ela ser uma das equipes que mais empresta jogadores no país. Isso acontece por conta de Eduardo Uram, administrador da equipe e agente no mundo da bola. Desta forma, diversos jogadores empresariados por ele são vinculados ao clube, mas quase nunca permanecem, e são emprestados a times da elite nacional.

Dentre os principais nomes, atualmente, aparecem Pedro Castro, Roger Carvalho e Guilherme Santos. Em outros tempos, o consagrado volante Cícero também esteve envolvido nos moldes de gestão.

Estádio

O Tombense manda seus jogos no estádio Antônio Guimarães de Almeida, o popular Almeidão. A capacidade do local é para 5 mil espectadores.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Tombense, o campeão nacional de Tombos

O acanhado Almeidão – Créditos da imagem: Divulgação/Tombense

Glória máxima

Em 2014, o Carcará alçou seu maior voo. Trata-se do título da Série D. Em pleno ano de seu centenário, o Tombense se sagrou campeão nacional, algo raro para clubes do interior mineiro.

Na ocasião, o time da zona da mata desbancou equipes como Metropolitano, Moto Clube e Confiança. Na final, o adversário foi o tradicional Brasil de Pelotas, que foi batido nas penalidades máximas, com cobrança derradeira do meia Élvis.

Com o gol, a história estava feita. A equipe que há menos de 15 anos não possuía time profissional, era campeã brasileira.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Tombense, o campeão nacional de Tombos

Elenco campeão brasileiro pelo time de Tombos – Créditos da foto: Rádio Muriaé

Destaques para 2020

Em seu elenco, o alvirrubro conta com alguns jogadores com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro. Entre eles podemos destacar Felipe, goleiro do Santos de Neymar, e Íbson, ex-Flamengo.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Tombense, o campeão nacional de Tombos

Meia Ibson disputou o Mineiro de 2019 pelo Carcará – Créditos da foto: Divulgação/Tombense

Além deles, outra esperança do torcedor é o técnico Eugênio de Souza, comandante do título nacional de 2014.

Elenco

Confira agora o elenco completo do Tombense para a disputa do Módulo I do Campeonato Mineiro de 2020:

Goleiros: Felipe Garcia e Michael;

Laterais-direitos: Felipe Barros, Da Silva e David;

Lateral-esquerdo: João Paulo, Gabriel, Menezes e Manoel;

Zagueiros: Antonio Guilherme, Admilton e Renato Barbosa;

Volantes: Gabriel Kazu, Lucas Vilela, Matheus Claudino e Matheus Dias;

Meias: Ibson e Jonathan;

Atacantes: Adeílson, Brendon, Gerônimo, Luiz Fernando, Russelle Dongmo, Rubens, Erick Gladiador e Gerson;

Técnico: Eugênio de Souza.

O Tombense estreia no Campeonato Mineiro 2020 na quarta-feira (22), às 20h, contra o Tupynambás, em Juiz de Fora.

Leia mais: Especial Campeonato Mineiro 2020: Boa Esporte, o clube polêmico de Varginha