O Atlético estreou em 2022 com um empate em 1 a 1 contra o Villa Nova, em Nova Lima, na noite de quarta-feira, 26 de janeiro, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Além do técnico Antônio “El Turco” Mohamed, quatro jogadores vestiram pela primeira vez a camisa profissional do clube.
Dos cinco reforços que chegaram para a temporada, apenas o uruguaio Diego Godín não foi a campo por estar com sua seleção, que disputa as Eliminatórias da Copa do Mundo.
No estádio Castor Cifuentes, Vitor Mendes e Guilherme Castilho estrearam no profissional do clube que o revelou. Ambos haviam sido emprestado para o Juventude e tiveram destaque no clube gaúcho em 2021. No entanto, os dois tiveram atuações discretas.
Vitor Mendes até se saiu melhor, já que ganhou a maioria das jogadas pelo seu lado. Castilho acabou errando muitas cobranças de faltas e escanteio. Na marcação, como primeiro volante, teve dificuldades de conter as investidas do Villa.
No esquema 4-2-4, o meio-campo do Atlético não conseguiu ter criação de jogadas e teve dificuldades de encaixar a marcação. Assim, os atacantes tiveram poucas oportunidades para finalizar.
Ademir era o estreante que mais alimentava expectativa do torcedor e da imprensa, já que foi um dos destaques no Campeonato Brasileiro atuando pelo América. Porém, também não apareceu muito. Ele até tentou buscar mais a bola e criar jogadas, mas faltou aproximação dos companheiros e espaço no campo para fazer jogadas individuais.
Por fim, Fábio Gomes, o quarto estreante da noite, não foi bem. Teve muitas dificuldades com o gramado, chegando a matar bolas na canela e as perdendo em sequência. Não conseguiu fazer bem o pivô e teve poucas chances no ataque. A melhor delas, quando Dylan cruzou pelo alto, cabeceou por cima do gol de Glaycon, levando até certo perigo.
Apesar da formação titular não ter desempenhado uma boa atuação, Mohamed mostrou conhecer o elenco do Atlético e fez substituições certeiras, incluindo a de Dylan Borrero no lugar de Eduardo Sasha e Matías Zaracho na vaga de Echaporã. O gol do empate atleticano saiu de um belo lançamento do meia argentino que parou em um grandioso domínio do meia colombiano, que ainda driblou um marcado e fez o arremate para as redes do Villa Nova.
Além do gramado, um dos principais motivos para que os estreantes (e todo o time do Atlético) tenha feito uma partida ruim é o fato de que o time treinou com bola menos de uma semana de pré-temporada.
O Atlético fará sua estreia em Belo Horizonte no próximo sábado, 29 de janeiro, às 16h30, na Arena Independência, diante do Tombense.