Menu

Estudantes de Ouro Preto e Mariana fazem Enem em busca de uma vaga no ensino superior

03/11/2019 às 19:24
Tempo de leitura
5 min

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizada neste domingo (3), e estudantes de Ouro Preto e Mariana foram até seus respectivos locais de exame para tentar ingressar no ensino superior público.

Mariana

O movimento na cidade de Mariana foi bem grande no entorno dos locais da prova, gerando, também, um pequeno congestionamento no trânsito. Mas foram poucos candidatos que chegaram atrasados.

Sabrina Stethanny é uma estudante que já fez o Enem uma vez, como teste, para se preparar esse ano. “Sou de Mariana e quero cursar licenciatura em física ou bacharelado em engenharia de produção. Treinei um pouco de redação esse ano, mas preciso saber na hora, porque o tema é sempre inesperado.”, declarou a candidata.

Muitos dos estudantes estão indo fazer a prova porém, já fazem cursam no superior, mas precisam passar pelo exame novamente para trocar de curso. Como é o caso da Larissa Stethane, que já gradua no curso de enfermagem e conta a dificuldade de se preparar para o Enem tendo que administrar seu tempo. “Eu quero fazer psicologia, mas estou um pouco despreparada, porque estudei pouco, me preparei pouco, porque já faço outro curso. Mas sou boa em redação, então tomara que dê”, disse.

Outros também precisam realizar o Enem, para mudarem seus cursos de licenciatura para bacharelado. Larissa Dina passa por essa situação. “Minha expectativa é para ir bem em matemática, mas preciso tirar uns 740 na redação, pelo o menos. Eu faço Licenciatura em Física e quero passar para bacharelado, então precisa ir bem hoje.”

Estudantes de Ouro Preto e Mariana fazem Enem em busca de ensino superior

Crédito da foto: Carla Cruz

Ouro Preto

Em Ouro Preto, a movimentação nos locais de prova foram maiores, já que a capacidade de participantes é maior. Com isso, também teve maior número de candidatos atrasados. Muitos carregando lanches, outros perdendo a hora mesmo, o que causou em alguns desesperos, choros e até pessoas passando mal, e muitos com o discurso que o ônibus atrasou.

Estudantes de Ouro Preto e Mariana fazem Enem em busca de ensino superior

Crédito da foto: Karine Bibiano

Mas para as pessoas que chegaram dentro do horário, a apreensão tomou conta nas horas próximas da abertura dos portões. “É a terceira vez que faço o Enem, quero fazer Engenharia Civil ou Mecânica aqui em Ouro Preto mesmo, porque sou daqui. Tomara que aprova esteja fácil”, disse Emanuel Vitor Barbosa soltando risadas de nervosismo.

Para Roberta Maria de Souza Santos, o exame que dá acesso ao ensino superior público também é a entrada para outro sonho. “Essa é a quinta vez que faço o Enem. Eu sou de Ouro Preto mesmo e quero fazer Odontologia, mas se não der, vou no que der. Eu queria mesmo militarismo, mas como precisa ter curso superior, vou ter que fazer né”, disse.

Incentivo

Algumas pessoas ficaram na entrada dos estudantes, para recepcioná-los com plaquinhas de incentivo para a prova. “Sou gerente da faculdade particular Unicesumar e disponibilizamos bolsas a partir da nota do Enem. E a gente está aqui para apresentar a instituição aos alunos e viemos aqui desejar uma boa sorte, porque temos boas oportunidades de estudo aqui em Mariana e em Ouro Preto”, disse Evelyn Maia.

As plaquinhas de incentivo também foi presente no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. Além disso, algumas pessoas distribuíram canetas pretas grátis na portaria.

Estudantes de Ouro Preto e Mariana fazem Enem em busca de uma vaga no ensino superior

Crédito da foto: Carla Cruz/Mais Minas

Tema da Redação

Na entrada, muitos estudantes arriscavam qual seria o tema da redação, associando sempre com os temas atuais vividos no país.

Mariana

“Eu acho que vai ser evasão escolar, porque eu li que os temas da reação, geralmente, é sobre leis que foram sancionadas no ano. Então eu acho que teve uma de evasão escolar e acho que vai ser sobre isso”, disse Sabrina Stethanny.

“Pode ser um tema que ninguém espera, mas acredito que será na área de educação, como evasão escolar”, declarou Maria Luísa Miranda Costa.

Ouro Preto

“Creio que meio ambiente possa ser o tema, como não degradá-los, como está sendo feito”, disse Roberta Maria de Souza Santos.

“Eu não tenho a mínima ideia, não pratiquei muito. Mas se Deus quiser, será um tema tranquilo”, disse Emanuel Vitor Barbosa.

Entretanto, o tema da redação foi uma surpresa para maioria. O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. A informação foi anunciada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, através de um vídeo publicado em sua conta no Twitter, durante a tarde desse domingo.

COMENTÁRIOS