Ultimate magazine theme for WordPress.

Vai curtir o carnaval em Ouro Preto? Saiba todos os eventos gratuitos que a cidade oferece durante a folia

O famoso carnaval ouro-pretano reúne grandes tradições, culturas, escolas de samba e também atrai grande quantidade de turistas internacionais e nacionais. Quem irá prestigiar essa época do ano na cidade de Ouro Preto poderá conhecer blocos, charangas, bandas regionais, batucadas e outros diversos eventos de forma 100% gratuita.

Apesar do tradicional carnaval republicano e dos blocos particulares com grandes artistas chamarem a atenção da maioria do público, Ouro Preto também oferece programação para quem está com pouco dinheiro mas quer participar da folia, ou até mesmo conhecer o que as ruas oferecem durante essa época do ano.

Mais Minas separou para você que vai curtir o carnaval da histórica cidade de Ouro Preto, todos os eventos gratuitos que irão acontecer de quinta (20) à terça-feira (25). Confira.

Os blocos de rua

Bloquinho de rua é o que não pode faltar no carnaval e em Ouro Preto a programação é enorme, com bloco para todos os estilos e diferentes horários.

O carnaval ouro-pretano já tem início na quinta-feira (20), com três blocos. O Bloco do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), localizado no coração da cidade, na Praça Tirantes, a partir das 16h. O tradicional bloco “Vermelho i Branco” também sairá as ruas a partir do bairro Rosário, tocando as marchinhas tradicionais de Ouro Preto, às 20h. Além disso, no Largo do Cinema você encontrará o Bloco Baianas Ozadas, tocando no Baile de Máscaras.

A partir de sexta-feira (21), o carnaval se inicia às 20h, na Praça Tiradentes com os blocos de rua “Zé Pereira do Club dos Lacaios” e “Mikareteiros”. Durante o sábado (22), os blocos que saem às ruas são “Sanatório Geral” às 15h e “Zé Pereira do Club dos Lacaios” às 21h. Na segunda-feira (24), o bloco “Balanço da Cobra” agita a praça Tiradentes a partir das 17h. Na terça-feira (25), “Zé Pereira do Club dos Lacaios” sai de novo às ruas a partir das 21h.

Shows

Os shows gratuitos se iniciam na sexta-feira (21) e a programação traz diversos gêneros musicais em mais de um palco no centro da cidade. O primeiro show, da banda Forró de Bolso, acontece no Largo do Cinema, às 19h. E às 23h a banda Sereno. Já no Largo da Alegria, os shows acontecem às 20h, com Celso Alves e às 23h com a banda JPG. No Largo do Dom Pedro a banda A Cor do Samba se apresenta às 20h.

O sábado (22) tem uma programação extensa de shows. A banda Tindóia se apresenta no Largo do Cinema às 17h, e em seguida, às 19h, a banda Vilodum. Às 23h, Amigos do Samba. No Largo da Alegria os shows ficam por conta de Leticia Garcia, às 20h e Vira Saia às 23h. No Largo do Dom Pedro quem se apresenta é a banda Fundo de Panela. Já na Praça Tiradentes o show fica por conta da banda Tianastácia, a partir das 23h.

Tianastácia
Banda Tianastácia trará o rock n’ roll para o carnaval de Ouro Preto – Crédito da foto: Reprodução/Facebook

No domingo (23) a Praça Tiradentes não recebe shows, entretanto, o Largo do Cinema recebe as bandas Abalô, às 19h e Pagode do Sinal às 23h. O Largo da Alegria traz a banda Cada um e todo Mundo às 20h e Silvia Gomes às 23h. O Largo Dom Pedro tem a partir das 18h, um show com Gisele Couto.

A segunda-feira (24) de carnaval trará para a Praça Tiradentes às 15h a Banda Anjo. No largo do Cinema os shows se iniciam a noite, com a banda Seu Dock às 19h e os Traias às 23h. No Largo da Alegria, Azes do Samba se apresentam às 20h e Lívia Rosa às 23h. O largo Dom Pedro fica com a banda Supremacia a partir das 18h.

Para finalizar o carnaval, na terça-feira (25) a programação também é grande. A Praça Tiradentes traz Toninho Barbosa a partir das 16h e Nata da Sociedade às 20h30. No Largo do Cinema, Doce Trapaça se apresenta às 20h e [email protected] às 23h. Já o Largo da Alegria tem uma programação com show de Celso Alves às 19h e Candonguêro às 23h. A banda Ousadiah se apresenta às 18h no Largo Dom Pedro.

Charanga

Você sabe o que é uma Charanga? As Charangas são bandas compostas apenas por instrumentos de sopro tocando sambas e marchinhas de carnaval. Entre a programação gratuita de Ouro Preto as charangas estão presentes todos os dias, confira os locais e horários:

Sexta-feira (21) no Largo do Cinema às 21h e no Largo da Alegria às 22h. No sábado (22) às 15h na Praça Tiradentes, às 21h no Largo do Cinema e às 22h no Largo da Alegria. No domingo (23) e na terça-feira (25), a Charanga acontece nos mesmos horários e locais de sábado. Na segunda (24) às 21h no Largo do Cinema e às 22h no Largo da Alegria.

Escolas de Samba

Vai curtir o carnaval em Ouro Preto? Saiba todos os eventos gratuitos que a cidade oferece durante a folia
Crédito da foto: Ane Souza

As escolas de samba são símbolos de tradição no carnaval de Ouro Preto. As apresentações acontecem durante o domingo e a segunda-feira de carnaval.

A Praça Tiradentes recebe no domingo (23), a partir das 21h, o desfile das escolas de samba: Imperial de Ouro Preto, Inconfidência Mineira, G.R. Cachoeira do Campo e Império do Morro Santana.

Já na segunda-feira (24), a Praça central de Ouro Preto recebe a partir de 20h30, as seguintes escolas: Acadêmicos de São Cristovão, Princesa Isabel, Aliança da Piedade, Unidos do Padre Faria e União Recreativa do Santa Cruz.

Programação infantil

A programação do carnaval infantil se inicia no sábado, a partir de 13h30, na Praça Tiradentes, e acontecerá em todos os dias no mesmo horário e no mesmo local.

Veja também: Do mirim ao profissional, a Mocidade Independente Princesa Isabel estreia entre as grandes no Carnaval de Ouro Preto

Comentários do Facebook