• Especiais
  • Colunas
    • Coluna do IDDA
    • Coluna do Peixe
    • Ideia e Reflexão: O Eu e o Nós em Debate
    • Nutrição e Alimentação
    • Olhar Esportivo
    • O Queijo vai na Mala
    • Rima em Prosa
  • Eleições 2020
  • Plantão Policial
  • Vagas do SINE
  • Quem Somos
  • Contato
  • Versão Digital
  • Galeria de Fotos
  • Anuncie Aqui – Mídia Kit
Mais Minas
  • AGENDA CULTURAL
  • LOTERIAS
  • FUTEBOL
    • AMÉRICA
    • ATLÉTICO
    • CRUZEIRO
    • SELEÇÃO BRASILEIRA
  • OPORTUNIDADES
  • ENTRETENIMENTO
  • ENTREVISTAS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • AGENDA CULTURAL
  • LOTERIAS
  • FUTEBOL
    • AMÉRICA
    • ATLÉTICO
    • CRUZEIRO
    • SELEÇÃO BRASILEIRA
  • OPORTUNIDADES
  • ENTRETENIMENTO
  • ENTREVISTAS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mais Minas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Página Inicial Colunas Nutrição e Alimentação

Fazer dieta ou alimentar-se bem, qual a sua escolha?

Franciele Santana
18 de janeiro de 2017
Setembro: um mês para lembrar a importância de se a preservar a vida

Franciele Santana é nutricionista e colunista do Mais Minas

+ INSCREVA-SE NO CANAL MAIS MINAS TV NO YOUTUBE /+ SIGA O MAIS MINAS NO INSTAGRAM

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedInCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no PinterestEnviar por e-mail

Os hábitos alimentares são construídos por meio da experiência familiar e social do indivíduo, que é constantemente bombardeado por informações dos meios de comunicação mais influentes, que por meio do oferecimento de conteúdos de fácil acesso e isentos de fiscalização, colaboram para o aparecimento de conceitos inadequados a respeito de saúde, o que favorece o aumento da veiculação de dietas nutricionalmente  impróprias, dentre elas podemos destacar as mais conhecidas: Dieta dos pontos, Dieta da sopa, Dieta Dukan,  Ravenna e Paleolítica.

Na dieta dos pontos não existe restrição de alimentos, porém nela cada alimento é classificado com um valor numérico de acordo com seu valor calórico, e assim existe um máximo de pontos que não deve ser ultrapassado até ao final do dia. Não sendo uma dieta vantajosa devido ao fato de valorizar o valor calórico do alimento em vez do valor nutricional.

A dieta da sopa consiste na ingestão de alimentos exclusivamente líquidos, porém em um curto e delimitado período, pois seguí-la em longos períodos será fisiologicamente prejudicial, visto que apresenta um valor calórico muito restrito e uma baixa quantidade de nutrientes essenciais a uma alimentação saudável e ao bom funcionamento do organismo.

A dieta Dukan foi desenvolvida por um médico francês, conhecido por Dr. Pierri Dukan. Esta dieta é predominantemente hipocalórica e cetogênica com liberado consumo de lipídios e proteínas e restrição para o carboidrato1.

A dieta Ravenna foi desenvolvida pelo Dr. Máximo Ravenna e tem como característica uma dieta hipocalórica, distribuída em quatro refeições ao longo do dia, observando o índice glicêmico dos carboidratos. São características marcantes dessa dieta as pequenas porções de comida, e a intervenção objetivando diminuir a compulsão alimentar2.

A dieta paleolítica recebeu esse nome por ser uma dieta conhecida dos nossos ancestrais e prioriza o consumo de “Comida de verdade”, como nossos antepassados faziam, evitando o consumo de alimentos industrializados, grãos (cereais e leguminosas), farináceos e bebidas doces, caracterizando mais um estilo de vida do que uma dieta em si.

Todas as dietas supracitadas, com exceção da paleolítica, são baseadas em quantidades muito restritas de calorias e/ou nutrientes, proclamando uma perda de peso de maneira rápida. As dietas da moda impõem métodos não individualizados, que preconizam que qualquer indivíduo pode fazer uso, não respeitando, assim, suas preferências, sua rotina e sua cultura. A Dieta Paleolítica pode ser classificada como um estilo de vida, bem próximo ás recomendações do guia alimentar para a população brasileira3, mostrando os benefícios do consumo de alimentos orgânicos e os malefícios dos industrializados; não prometendo perda de peso em curto espaço de tempo nem mistificando um grupo alimentar, tendo uma preocupação maior com a saúde do que com o peso mostrado pela balança.

Para perder peso, é necessário ingerir menos energia de modo a forçar a mobilização da gordura corpórea armazenada. Porém, a diminuição drástica de energia e nutrientes, a médio e longo prazos, ocasiona desequilíbrios metabólicos importantes, como a formação de corpos cetônicos e sobrecarga do fígado e dos rins.

A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis ao bom funcionamento do organismo. Segundo Silva e Pottier4 durante a restrição severa de carboidrato são esvaziadas as reservas de glicogênio e água, consequentemente a perda de peso poderia ser predominantemente de fluidos, repercutindo em uma desidratação ao invés da perda de gordura corporal, mostrando uma diferença na balança, mas não um verdadeiro emagrecimento.

Não existe um nutriente ou alimento específico que seja o causador do ganho de peso, por isso o ideal é que não se faça restrições de nenhum grupo alimentar. O ganho de peso está associado a diversos fatores, dentre eles o consumo excessivo de alimentos industrializados e o sedentarismo, portanto, é necessário que se tenha no prato representantes de todos os grupos de alimentos (em porções específicas para cada pessoa) e que se pratique atividade física frequentemente de modo a gastar a energia que porventura esteja sendo consumida em excesso nas refeições diárias.

O método mais eficiente para perda de peso é a reeducação alimentar, pois a mesma baseia-se nas próprias escolhas do indivíduo, respeitando suas preferências, sua rotina diária e satisfazendo suas necessidades na medida certa, sem excessos nem privações, criando hábitos que podem e devem ser mantidos por toda a vida, garantindo mudanças lentas, porém duradouras e sem nenhum prejuízo para a saúde e bem-estar.

Referencias

  1. P. O método ilustrado: Eu não consigo emagrecer.7. Ed. São Paulo, BestSeller, 2013.
  2. M. A teia de aranha alimentar – quem come quem? Rio de janeiro Guarda-chuva; 2006
  3. Ministério da saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília-DF; 2014.
  4. SILVA, M. H. G. G.; POTTIER, M. S. Dietas milagrosas aplicadas ao tratamento da obesidade. In: Obesidade. Rio de Janeiro: Medsi, cap. 24. p. 377-384; 2004.
Comentários do Facebook
Tags: coluna nutrição e alimentaçãoFazer dieta ou alimentar-se bemFranciele Santananutrição mariananutrição Ouro Pretonutricionista mariananutricionista ouro preto

Posts

O churrasco de fim de ano não ficou mais caro à toa

O churrasco de fim de ano não ficou mais caro à toa

Franciele Santana
4 de dezembro de 2019

Assunto atualmente em alta e alvo de preocupação entre os brasileiros é o aumento dos preços da carne bovina. Um...

Hambúrguer, vontade, culpa e dieta: essas palavras precisam mesmo ser relacionadas?

Hambúrguer, vontade, culpa e dieta: essas palavras precisam mesmo ser relacionadas?

Franciele Santana
27 de novembro de 2019

O hambúrguer é um sanduíche essencialmente composto por pão e carne moída moldada em um bife circular. Embora se saiba...

O polêmico "glutén" e o frequente receio associado ao seu consumo

O polêmico glutamato monossódico e o frequente receio associado ao seu consumo

Franciele Santana
20 de novembro de 2019

O glutamato monossódico (GMS), também conhecido como sal sódico do ácido glutâmico, é um aditivo alimentar cujo ingrediente principal é...

Entenda o real problema associado ao consumo de frango de granja

Entenda o real problema associado ao consumo de frango de granja

Franciele Santana
14 de novembro de 2019

Um dos mitos mais populares no que diz respeito ao consumo de carnes é o de que os frangos criados...

Para evitar o excesso de sódio basta retirar o saleiro das mesas. Será?!

Para evitar o excesso de sódio, basta retirar o saleiro das mesas?

Franciele Santana
7 de novembro de 2019

Muito se fala sobre o sódio e os cuidados que se deve ter a fim de evitar que esse micronutriente...

Carregar Mais

RECENTES

Após briga de casal, mulher coloca fogo em colchão em BH

Triste fim de Policarpo Quaresma: da utopia à realidade

Lotofácil acumula e prêmio vai a R$ 6,3 mi; veja o resultado de quarta-feira (04/11)

Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, estará fechado nas datas comemorativas de fim de ano

Assista ao pós-jogo de Atlético 2×0 Botafogo na 37ª rodada do Brasileirão

Mega-Sena premia aposta do RJ com R$ 51 mi e Lotofácil acumula; veja os resultados de quarta-feira (04/11)

Resultado da Mega-Sena, Lotofácil e Quina de quarta-feira, 04/12

Mega-Sena, concurso 2213: veja o resultado de hoje (04/12)

Loteria Federal, concurso 5.446: confira o resultado desta quarta-feira, 04/12

Resultado da Lotofácil 1899 desta quarta-feira (04/12/2019)

Mais Minas

O Mais Minas (www.maisminas.org) é um veículo de comunicação digital criado em 2016 que reúne hard news e artigos sobre política, economia, cidadania, cultura, loterias e demais temas. É um portal de notícias com ênfase em Minas Gerais, mas que também aborda assuntos de interesse nacional e internacional. É um jornal com layout moderno e que trabalha junto com as novas tendências tecnológicas do mercado de mídias digitais.

Contato Comercial: [email protected]
Pautas, denúncias e releases: [email protected]
WhatsApp: (31)98316-7993
Telefone: (31)3350-3697

Tags

acidente agenda cultural atlético belo horizonte bh bombeiros brasileirão calor campeonato brasileiro chuva clima Corpo de Bombeiros Cruzeiro cultura Destaque educação emprego emprego em ouro preto Entretenimento Eventos festival futebol galo jair bolsonaro loterias resultados Mariana minas gerais mineirão morte música notícias de ouro preto números da quina de hoje ouro preto polícia militar prefeitura de ouro preto Previsao do tempo quina Resultado da Loteria Federal de hoje resultado da quina saúde show tempo uberlândia Vagas em BH vale

Recentes

Após briga de casal, mulher coloca fogo em colchão em BH

Após briga de casal, mulher coloca fogo em colchão em BH

5 de dezembro de 2019
Triste fim de Policarpo Quaresma: da utopia à realidade

Triste fim de Policarpo Quaresma: da utopia à realidade

5 de dezembro de 2019
Lotofácil acumula e prêmio vai a R$ 6,3 mi; veja o resultado de quarta-feira (04/11)

Lotofácil acumula e prêmio vai a R$ 6,3 mi; veja o resultado de quarta-feira (04/11)

5 de dezembro de 2019
Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, estará fechado nas datas comemorativas de fim de ano

Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, estará fechado nas datas comemorativas de fim de ano

4 de dezembro de 2019
Assista ao pós-jogo de Atlético 2x0 Botafogo na 37ª rodada do Brasileirão

Assista ao pós-jogo de Atlético 2×0 Botafogo na 37ª rodada do Brasileirão

4 de dezembro de 2019
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Galeria de Fotos
  • Agenda Cultural
  • Arquitetura
  • Atlético
  • Beleza
  • Carros
  • Casa e Jardim
  • Celebridades
  • Cidadania
  • Ciência
  • Colunas
  • Concursos Públicos
  • Construção
  • Cruzeiro
  • Cursos
  • Datas
  • Comportamento
  • Dicas
  • Economia
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Estágio
  • Feminismo
  • Futebol
  • Governo de Minas
  • Horóscopo
  • Jair Bolsonaro
  • LGBT
  • Literatura
  • Loterias
  • Maquiagem
  • Meio Ambiente
  • Mineração
  • Moda
  • Música
  • Notícias
  • Oportunidades
  • Política
  • Reforma Trabalhista
  • Rock in Rio
  • Saúde
  • Trainee
  • Trânsito
  • Turismo
  • TV
  • Vagas do SINE
  • Contato
  • Anuncie Aqui – Mídia Kit
  • Mais Minas – Versão Impressa
  • Quem Somos
  • Política de Cookies
  • Política de privacidade

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.Eu aceito!Políticas de Cookies