Menu

Hoje é a festa de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil

12/10/2018 às 12:31
Tempo de leitura
2 min

Hoje, 12 de outubro, é um dia de fé para o catolicismo, é o dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

A devoção surgiu quando um grupo de pescadores encontrou no rio Paraíba uma imagem de 36 centímetros da Imaculada Conceição. Isso aconteceu depois que os pescadores pediram a intercessão ao Alto para obter peixes.

O título de “Aparecida” deriva do verbo “aparecer”, porque foi em uma época de grande necessidade que os pescadores a encontraram e perceberam que esse fato indicava um sinal da intercessão de Maria. A imagem tinha uma cor escura pelo tipo de material em que foi feita e também por ter ficado muito tempo no rio.

Depois de encontrar a imagem, os pescadores voltaram a lançar suas redes e conseguiram uma pesca abundante. Então, eles pegaram a imagem e na casa de um deles fixaram um altar simples para ela. Mais tarde, outro pescador, ao se mudar para Itaguassu, construiu um oratório em sua nova casa e colocou a imagem nele, diante da qual os vizinhos se reuniram para rezar o terço e cantar hinos.

Em 5 de maio de 1743, começou a ser construído o templo de Nossa Senhora Aparecida, inaugurado em 26 de julho de 1745.

Em 1955 começou a construção da nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Em 4 de julho de 1980, São João Paulo II, durante sua visita ao Brasil, consagrou a Basílica e a declarou o maior santuário mariano do mundo.

Última atualização em 19/08/2022 às 10:25