Agenda Cultural MGConceição do Mato Dentro

Festival de Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro terá cursos de capacitação e atrações gastronômicas variadas

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem como objetivo principal mapear a gastronomia brasileira – o caminho dos ingredientes, da origem ao prato – e compartilhar esse conhecimento, por meio de conteúdo para o site, redes sociais, livros, filmes e também como experiência, nos festivais. E de 12 a 15 de dezembro, em parceria com a Anglo American, o Fartura realiza um projeto especial: a primeira etapa do Festival de Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro, na cidade mineira.

Conceição do Mato Dentro, conhecida pelo ecoturismo, cachoeiras e belezas naturais, tem grande potencial turístico e gastronômico. Por isso, a primeira etapa do Festival se concentra na capacitação de profissionais ligados ao setor. Serão cursos gratuitos, realizados no Mercado Municipal Maurílio Lages, com vagas limitadas, destinados à rede pública, rede hoteleira, restaurantes e novas gerações de cozinheiros.

No dia 12 de dezembro, a empresa Seatech Segurança Alimentar ministra o curso de boas práticas para manipuladores de alimentos conforme RDC 216 ANVISA. Ao final do dia, a chef Mariana Gontijo, do Roça Grande de Belo Horizonte, dá uma aula show de quitandas de milho. No dia 13 de dezembro, o curso continua e será finalizado com mais uma aula show sobre o tradicional pastel de angu, com quitandeiros locais. Já no dia 14 de dezembro, os profissionais de gastronomia da cidade terão a oportunidade de aprender sobre cortes e assados com o chef e parrillero gaúcho Antônio Costaguta, que também dá uma aula show sobre o preparo de carnes à moda gaúcha.

No dia 15 de dezembro, das 14h às 20h, o Mercado Municipal recebe um evento com música e gastronomia. Para abrir a programação, o grupo Marujada da Cidade leva o som de violas, pandeiros e tambores com sua tradicional apresentação. Quem chegar será recebido com a mais tradicional iguaria de Conceição, o pastel de angu. A DJ Aída anima toda a tarde, enquanto o público pode visitar os estandes do programa Crescer, com produtores locais e produtos como mel e queijo.

As “Cozinhas ao Vivo” serão os pontos altos da programação, com o “tapa de cuadril”, do parrillero gaúcho Antônio Costaguta; o burger artesanal com queijo local, preparado pelo padeiro Ronaldo Soares da DuPain, de Belo Horizonte; uma moqueca de frutos do Mar, do também mineiro Márcio Santoro; e, para finalizar, o chef Costaguta volta com crepe de doce de leite e queijo local.

Ao longo do dia, a artista mineira Nath Rodrigues faz um show com sua bela voz e uma habilidade ímpar de tocar instrumentos como violino e violão. Haverá também uma palestra sobre a articulação para o fortalecimento da gastronomia local e o evento se encerra com o grupo Violeiros do Intendente.

O Festival de Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil e conta com patrocínio da Anglo American, fomento da Codemge e apoio da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro.

 

SERVIÇO:

CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Datas/Horários:

12 de dezembro, das 17h às 21h

13 de dezembro, das 17h às 21h

14 de dezembro, das 18h às 21h

Inscrições: no Mercado Municipal Maurílio Lages (Praça João Paulo, nº 07 – Centro – Conceição do Mato Dentro), de 10 a 12 de dezembro, em horário comercial.

Local: Mercado Municipal Maurílio Lages (Praça João Paulo, nº 07 – Centro – Conceição do Mato Dentro).

Na conclusão do curso os participantes receberão o certificado RDC 216 ANVISA permitindo assim que possam atuar em cozinhas profissionais.

 

EVENTO

Data/Horário: 15 de dezembro, das 14h às 20h.

Local: Mercado Municipal Maurílio Lages (Praça João Paulo, nº 07 – Centro – Conceição do Mato Dentro).

Entrada gratuita, sujeita à lotação do Mercado.

PROGRAMAÇÃO

14h – abertura e apresentação do grupo de Marujada da cidade.

15h – Cozinha ao Vivo Brasa com o parrillero Antônio Costaguta (RS) servindo o “tapa de cuadril”.

15h30 – Cozinha ao Vivo com o padeiro Ronaldo Soares, da DuPain (Mercado Central), preparando um burger artesanal com queijo local.

16h – Palestra: articulação para o fortalecimento da gastronomia local e apresentação da Plataforma Fartura.

17h – Show com a artista mineira Nath Rodrigues e trio.

17h30 – Cozinha ao Vivo com o chef Marcio Santoro apresentando moqueca de frutos do mar.

18h – Cozinha ao Vivo: Crepe de doce de leite e queijo local com Antônio Costaguta.

19h – Encerramento com o grupo Violeiros do Intendente.

 

Ações contínuas:

DJ Aída no palco;

Boas-vindas com o tradicional pastel de angu.

Produtos e produtores do Programa Crescer e do Mercado Municipal.

Bar servindo chope artesanal da Cervejaria Albanos e bar local.

 

Mais informações:

farturabrasil.com.br
facebook.com\farturabrasil
instagram.com\farturabrasil

 

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é transformado em conteúdo e disponibilizado no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados. A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil recebeu o prêmio de Inovação em Turismo, do Second Runner-up – United Nation World Tourism Organization.

 

EXPEDIÇÃO FARTURA

A gastronomia brasileira é farta e rica – por isso a origem do nome da Plataforma. A expedição, desde 2012, apresentou os seguintes números:

– 26 estados e o Distrito Federal visitados, fechando o ciclo do Brasil.

– mais de 70 mil quilômetros percorridos.

– mais de 200 cidades visitadas.

– mais de 550 personagens da culinária brasileira entrevistados.

 

FESTIVAL FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

Os festivais levam o conteúdo da Plataforma ao público, em forma de experiência. Alguns resultados:

– Mais de 185 toneladas de alimentos servidos (2016 e 2017).

– Mais de 10 toneladas de insumos coletados para reciclagem somente em Tiradentes/2017.

– Mais de 4 mil atividades gastronômicas (1998-2017).

– Mais de 4 mil profissionais da gastronomia (1998-2017).

– Mais de 1.000 apresentações culturais (1998-2017).

– Mais de 700 mil pessoas (1998-2017).

 

Livros

Cada estado visitado pela Expedição Fartura tem um personagem que a gente não esquece. São produtores, chefs, mercados e receitas que têm aquele tempero a mais. Tudo isso é registrado e lançado em livros premiados nacional e internacionalmente. As publicações já ganharam prêmios como o Jabuti e por duas vezes o Gourmand World Cookbook – principal premiação gastronômica do mundo. As viagens resultaram em 5 livros até o momento.

 

Filmes

Cada edição da expedição gera vídeos com conteúdos que complementam os registros nos livros. Ao longo de quatro anos, o Fartura registrou inúmeras entrevistas em curta, média e longa metragens que são distribuídos em instituições educacionais, além de estarem disponíveis nas redes sociais. Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Um deles recebeu o 1º lugar na 1ª Mostra de Ensaios de Sabores Audiovisuais – MESA, como melhor obra de até 30’.

 

Programa de rádio

Programas com as descobertas e dicas gastronômicas da curadora Luiza Fecarotta, obtidas durante as Expedições. Rádio CDL FM, 102,9, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, três vezes ao dia.

 

Site e Redes Sociais

O portal Fartura – Comidas do Brasil tem como missão reunir o conteúdo coletado na Expedição e tornar acessível o compartilhamento desse material. No site, assim como nas redes sociais como Facebook e Instagram, encontram-se receitas, vídeos, informações dos festivais, curiosidades gastronômicas e até contato dos produtores.

 

Conteúdos e viagens customizados

A partir do conhecimento adquirido pela Plataforma, são construídos produtos específicos para empresas dos setores de alimentação, aviação, turismo, entre outros. Os conteúdos são desenvolvidos entendendo a estratégia de marca de cada cliente. Tanta informação compartilhada também possibilitou que a Fartura criasse viagens customizadas.

 

Mais informações:

Doizum Comunicações – (31) 3889-0364
Mayra Lopes – [email protected] – (31) 99795-0364

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios