Menu

Globo estreia em abril minissérie ‘Se eu fechar os olhos agora’, filmada em Catas Altas

07/03/2019 às 08:00
Tempo de leitura
5 min

As montanhas e o patrimônio histórico de Catas Altas, pacata cidade do interior de Minas Gerais, localizada a 120 quilômetros de Belo Horizonte, foram escolhidos pela Rede Globo de Televisão para servirem de cenário de uma nova minissérie: Se eu fechar os olhos Agora, de autoria de Ricardo Linhares e direção de Carlos Manga Júnior. A narrativa é uma adaptação da obra literária homônima de Edney Silvestre.

As gravações iniciaram em novembro de 2018 movimentaram o município de pouco mais de cinco mil habitantes, que ficaram encantados com o cenário montado e com o time de peso escalado para fazer parte da produção. Murilo Benício, Mariana Ximenes, Débora Falabella, Antônio Fagundes, Jonas Bloch, Antônio Grassi, Marcos Breda, Lidi Lisboa, Paulo Rocha são alguns dos artistas que já circularam pela cidade.

Escolha de Catas Altas

Embora Vila de São Miguel seja uma cidade do interior do Rio de Janeiro, as gravações estão acontecendo em Catas Altas, visto que ela possui todas as características que a história exige. A sua beleza natural e a preservação do patrimônio histórico-cultural foram fatores determinantes para esta escolha.

De acordo com os produtores da minissérie, o município foi selecionado entre diversos outros em potencial da América Latina depois que foi descoberto pela cenógrafa titular da Rede Globo, Anne Marie Bourgeois, através de uma pesquisa na internet.

O primeiro contato com a prefeitura foi feito em setembro, quando uma equipe esteve em Catas Altas para identificar os locais que poderiam servir de cenário para a história. Na ocasião, os produtores e diretores ficaram encantados com o que viram e visualizaram o potencial que ela tem para se transformar em uma cidade cenográfica para produção de diversos trabalhos audiovisuais. A confirmação, porém, de que o município seria a locação para a minissérie só foi feita em outubro.

“Como o tempo para a gravação da série estava muito curto, além do potencial natural da cidade, a viabilização do projeto só foi possível graças ao total apoio oferecido pela atual Administração, que se colocou à disposição para ajudar no que fosse preciso, e da população, que entendeu a importância que essa produção terá para todos de um modo geral”, destaca o Assessor de Comunicação Miguel Sá.

“É motivo de muito orgulho para todos nós que amamos Catas Altas saber que nossas belezas serão apresentadas ao mundo. Nossa cidade foi escolhida por conta da preservação de seu patrimônio e esse trabalho teve início lá em 1997, quando foi emancipada”, comemora o prefeito José Alves Parreira.

A preparação do município para virar a cidade cenográfica começou no final de outubro. Para que isso fosse possível, foram feitas diversas intervenções no núcleo histórico tombado, incluindo casarões públicos e particulares e a praça. Remoção de postes e orelhões, pintura de fachadas e instalação de vitrines foram algumas das mudanças.

“O turismo de Catas Altas não será mais o mesmo depois que essa minissérie for exibida. Já notamos um crescimento no número de visitantes e a tendência natural é que isso se amplie ainda mais”, ressalta o secretário de Turismo e Cultura, Lucas Nishimoto.

Se eu fechar os olhos agoraGlobo estreia em abril minissérie filmada em Catas Altas

Inspirada no livro homônimo do jornalista Edney Silvestre, vencedor dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura em 2010, a obra foi adaptada por Ricardo Linhares, com direção artística de Carlos Manga Jr. 

A história se passa no início dos anos 60, na fictícia cidade de São Miguel, e começa mostrando dois garotos, Paulo (João Gabriel D’Aleluia) e Eduardo (Xande Valois), encontrando, na beira do rio, o corpo da jovem Anita (Thainá Duarte). A partir daí, um emaranhado de acontecimentos vai se desenrolar, descortinando um jogo de interesses de uma sociedade que vive de aparências, é reprimida e repressora, com seus preconceitos e querendo mostrar o que não é.

Conforme os meninos vão investigando o caso, acabam envolvidos em um jogo político e social, mexendo com os poderosos locais. “Por se tratar de um livro, a adaptação não poderia seguir fielmente o texto original”, explica Ricardo Linhares. Ele conta que, ao conhecer Edney Silvestre, foi logo convidado por ele para adaptar uma série de contos que ele estava para oferecer para a Globo. “Eu expliquei que isso não funciona na TV, que precisa de obras de fôlego, tendo em vista que as pessoas gostam de acompanhar histórias”, conta o autor.

E foi daí que surgiu a ideia de levar para a emissora o material do romance “Se Eu Fechar os Olhos Agora”. “Ele ficou animado e a Globo também, pedindo que eu apresentasse uma sinopse. Eu fiz isso tomando a liberdade para modificar o que achasse que era necessário, e que pudesse ter fôlego para sustentar uma minissérie de dez capítulos”, diz.

Última atualização em 19/08/2022 às 08:55