Greve na UFOP deve iniciar na próxima segunda-feira (15)

por Davi Guimarães


Nesta quinta-feira (11), docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) se reunirão para discutir o início da greve na próxima semana. A Assembleia Geral da Associação dos Docentes da UFOP (ADUFOP) terá como principal pauta a deflagração da greve.

Greve na UFOP deve iniciar na próxima segunda-feira (15)
Movimentação dos docentes de todas as Universidades Federais indicam um início de greve na próxima segunda (15). Foto: Ane Souz

Desde fevereiro, profissionais Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto já estão organizados com o objetivo de exercer pressão no governo em prol do reajuste salarial dos servidores federais e reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

Leia também: Greve: Técnico-administrativos de Instituições Federais aprovam paralisação das atividades no dia 11 de Março

Enquanto isso, em Brasília…

Na última reunião, no dia 10, o Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN aprovou o indicativo de greve das e dos docentes das Universidades Federais, Institutos Federais e CEFETs da base do Sindicato Nacional para 15 de abril.

Essa deliberação tem como base o resultado das assembleias realizadas nas seções sindicais, as quais, por grande maioria, referendaram a decisão congressual pela necessidade de construção de uma greve. 

De acordo com as informações da 2ª vice-presidente da Regional Nordeste I do Setor das Ifes do Andes, Letícia Nascimento, a greve nas federais está deflagrada a partir do dia 15 de abril como encaminhamento de uma escuta qualificada da base do Setor das federais, enfatizando que a greve é um instrumento legítimo da classe trabalhadora.

De acordo com as informações da ASSUFOP, a reunião do Setor apontou outros encaminhamentos para intensificar a mobilização de toda categoria. Confira a programação:

. 16/04 – Audiência Pública na Câmara Federal

. 17/04 – Caravana e Marcha em Brasília dos servidores e das servidoras

. 18/04 – Atividades setoriais e possibilidade de ato no MEC das entidades da Educação

Posicionamento da UFOP

Há 15 dias, a UFOP emitiu uma nota em que reconhece a legitimidade da pauta dos servidores técnico-administrativos em greve, ressaltando o respeito às exigências do setor. A universidade ainda enfatizou o papel do Comando Local de Greve no movimento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Logo Preta

Destaques

PARCEIROS