Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Portugal, Uruguai, Coreia do Sul e Gana protagonizam o Grupo H, que foi dito pela maior parte da opinião pública como a chave mais difícil da Copa do Mundo do Catar. O alto nível de complicação do grupo se dá pelo grande número de jogadores qualificados envolvidos, além da variedade em escolas de futebol.
Por toda a tradição que possuem, Portugal e Uruguai saem na frente nas apostas para a classificação. Mas a vida não será fácil. A Coreia do Sul, do craque Son, já provou que pode muitas coisas, quando venceu a Alemanha, em 2018. Já a seleção de Gana desembarca no Catar repleta de “reforços”, e pode surpreender.
Portugal
Quem tem Cristiano Ronaldo sai sempre na frente, independentemente do momento do craque, que não é bom. Mas diferentemente de outras épocas, a seleção lusitana não se reduz apenas ao camisa 7, e possui um elenco estrelado, com diversas opções. Jogadores como Bernardo Silva e Bruno Fernandes hoje, inclusive, vivem momentos melhores que CR7.
A grande dúvida acerca de Portugal é sobre o trabalho do treinador Fernando Santos que, apesar do título da Euro 2016, não agrada a todos. O técnico é acusado de não aproveitar toda a qualidade que o elenco oferece.
- Melhores participações: 1966 e 2006 (semifinalista)
- Técnico: Fernando Santos
- Capitão: Cristiano Ronaldo
- Destaque: Cristiano Ronaldo
- Prognóstico: Primeira força do grupo
Uruguai
A Seleção Uruguaia fez uma disputa insegura de Eliminatórias e correu sérios riscos de ficar de fora do Mundial do Catar. Por isso, o experiente técnico Óscar Tabárez teve seu longo ciclo finalizado, dando espaço para o novato Diego Alonso.
O novo comandante utilizou bastante jogadores jovens, que foram fundamentais para a classificação da equipe, em uma mescla com os veteranos de sempre, como Luís Suárez e Edinson Cavani.
- Melhores participações: 1930 e 1950 (campeão)
- Técnico: Diego Alonso
- Capitão: Diego Godín
- Destaque: Federico Valverde
- Prognóstico: Segunda força do grupo
Gana
Os ganeses voltam à Copa do Mundo depois de não se classificarem para 2018. No Catar, a equipe conta com jogadores recém naturalizados, e que estavam à disposição de seleções europeias, como Inaki Williams, que poderia ser convocado pela Espanha, e Tariq Lamptey, que flertou com a Inglaterra.
Qualidade técnica para surpreender e avançar ao mata-mata, Gana tem. Resta saber se o baixo entrosamento entre os atletas pesará negativamente na disputa.
- Melhores participações: 2010 (quartas de final)
- Técnico: Otto Addo
- Capitão: Andre Ayew
- Destaque: Mohamed Kudus
- Prognóstico: Terceira força do grupo
Coreia do Sul
O escrete sul-coreano é basicamente voltado para a estrela Heung-min Son, atacante do Tottenham. Qualquer chance de classificação para os asiáticos ao mata-mata passa diretamente pelos pés do craque, que vive o auge de sua carreira.
- Melhores participações: 2002 (semifinalista)
- Técnico: Paulo Bento
- Capitão: Heung-min Son
- Destaque: Heung-min Son
- Prognóstico: Quarta força do grupo
Jogos do Grupo H da Copa do Mundo
1ª rodada:
- Uruguai x Coreia do Sul – 24/11 – 10h
- Portugal x Gana – 24/11 – 13h
2ª rodada:
- Portugal x Uruguai – 28/11 – 16h
- Gana x Coreia do Sul – 28/11 – 10h
3ª rodada:
- Coreia do Sul x Portugal – 02/10 – 10h
- Uruguai x Gana – 02/10 – 10h