Menu

“Pacotão de reforços” é carta na manga de Gana na Copa do Mundo

Dentre as promessas ganenses, se destaca o caçula Abdul Fatawu Issahaku, de apenas 18 anos, que dá seus primeiros passos no Sporting de Portugal.
24/11/2022 às 11:27
Tempo de leitura
4 min
Gana enfrentará a seleção uruguaia buscando extirpar o fantasma de 2020 - Foto: GFA Communications
Gana enfrentará a seleção uruguaia buscando extirpar o fantasma de 2020 - Foto: GFA Communications

Uma das seleções mais simpáticas do século, Gana volta a disputar uma Copa do Mundo após ficar de fora em 2018. Com nomes diferentes em relação aos que nos acostumamos a ver em outras edições, os Estrelas Negras não estão cotados para passar de fase, mas assim como em outras edições, podem surpreender.

Gana enfrentará a seleção uruguaia buscando extirpar o fantasma de 2020
Gana enfrentará a seleção uruguaia buscando extirpar o fantasma de 2020 - Foto: GFA Communications

Dentre os principais jogadores de Gana na atualidade, estão alguns naturalizados, como o atacante Iñaki Williams, que esteve cotado até mesmo para a seleção espanhola, onde seu irmão mais novo, Nico, joga, mas que escolheu a nação africana, e Tariq Lamptey, ala promissor do Brighton, da Inglaterra. O veterano zagueiro Denis Odoi, de 34 anos, do Club Brugge, chegou a atuar pela Bélgica, mas é mais um que optou por suas origens ganenses.

Vindo da Espanha, Iñaki Williams é a principal esperança de gols de Gana
Vindo da Espanha, Iñaki Williams é a principal esperança de gols de Gana – Foto: GFA Communications

Dos jogadores que já atuavam por Gana, sem dúvidas o principal nome é Thomas Partey, meio-campista do Arsenal que consegue unir força física e técnica. Ao seu lado, deve ficar Mohammed Kudus, do Ajax, de apenas 22 anos, e com um futuro promissor pela frente. Na zaga, Daniel Amartey, do Leicester, e Mohammed Salisu, do Southampton, são outros jogadores que atuam na Premier League e reforçam a defesa ganense, que tem grave fragilidade quando se trata de goleiros.

No ataque, a dupla André e Jordan Ayew, filhos do lendário Abedi Pelé, deverão comandar as ações ofensivas juntamente com Iñaki Williams.

+ Copa do Mundo – Grupo G: Suíça, Sérvia e Camarões fazem de chave do Brasil uma das mais difíceis

Muito jovem, com 13 jogadores abaixo dos 23 anos, Gana procura uma reformulação e essa inexperiência talvez cobre seu preço, principalmente em necessidades de utilização do banco de reservas. Por outro lado, nota-se um projeto para outras copas, que pode render frutos no futuro.

Dentre as promessas ganenses, se destaca o caçula Abdul Fatawu Issahaku, de apenas 18 anos, que dá seus primeiros passos no Sporting de Portugal. O jogador ainda transita pelo time principal e o “B” do clube português, mas já tem minutos jogados pela Champions League.

Grupo difícil e reencontro com algoz

O sorteio para os grupos da Copa foi cruel com Gana, colocando a seleção africana para enfrentar Portugal, Uruguai e Coreia do Sul, o que deixa os Estrelas Negras como azarão. Mas num grupo equilibrado, um bom resultado já pode ser suficiente para colocar um time desacreditado na briga.

Um ponto interessante do Grupo H será o reencontro de Gana com o atacante uruguaio Luís Suárez, algoz dos ganenses em 2010, quando tirou, em cima da linha e com a mão, uma bola que classificaria os Estrelas Negras para uma inédita semifinal da Copa do Mundo.

Após a “defesa” de Suárez, no último minuto da prorrogação, ele foi expulso e um pênalti foi marcado para Gana, mas o craque da seleção africana, Asamoah Gyan, chutou no travessão. Na disputa por pênaltis, deu Uruguai. Resta saber qual será a recepção dos atuais Estrelas Negras ao histórico atacante uruguaio, visto que muitos deles eram adolescentes ou crianças na ocasião.

O jogo entre Gana e Uruguai, por ser na última rodada da fase de grupos, também pode ser decisivo para as equipes. Resta aguardar.

  • Time base (4-3-3): Ati-Zigi (St. Gallen-SUI), Lamptey (Brighton-ING), Amartey (Leicester-ING), Salisu (Southampton-ING), Baba-Rahman (Reading-ING); Abdul Samed (Lens-FRA), Thomas Partey (Arsenal-ING), Kudus (Ajax-HOL); Sulemana (Rennes-FRA), Iñaki Williams (Athletic Bilbao-ESP), Jordan Ayew (Cristal Palace-ING).
  • Técnico: Otto Addo
  • Capitão: André Ayew
  • Destaque: Iñaki Williams
  • Jogos: Portugal (24/11); Coreia do Sul (28/11); Uruguai (2/12).
  • Prognóstico: Última colocação do grupo
  • Melhores participações: 2010 (Quartas de final)
  • Ídolos históricos: Abedi Pelé, Asamoah Gyan
  • Maior goleador: Asamoah Gyan (51 gols)
  • Jogador que mais vezes atuou: Asamoah Gyan (109 gols)